sábado, 29 de agosto de 2009

Escalpelamento é tema de seminário sobre prevenção no Círio

No AMAZÔNIA:

Onze pessoas foram vítimas de escalpelamento só este ano no Pará. De acordo com os dados da Santa Casa de Misericórdia do Estado, centro de referência no tratamento, ano passado foram registradas 12. Em 93% dos casos, as vítimas são mulheres. A prevenção aos acidentes de escalpelamento no Estado foi tema ontem do seminário estadual, realizado na sede da Fundacentro, no bairro do Umarizal. O encontro foi promovido pela Comissão Estadual de Erradicação de Acidentes com Escalpelamento (CEEAE), com o objetivo de divulgar as ações do grupo no Estado.
A CEEAE é formada por instituições públicas e privadas e foi legitimada em dezembro de 2008, através da portaria 023/2008. Até agora, foram 14 comitês criados e a meta é que até o fim do ano mais 10 municípios recebam os comitês. Segundo a assistente social do CEEAE, Patrícia Gomes, a precupação é primeiramente educar e prevenir as pessoas sobre o risco do escalpelamento. 'O seminário culmina hoje (ontem) 28 de agosto, que é o Dia Nacional de Combate ao Escalpelamento. A nossa preocupação também com a chegada do Círio, momento em que muitas pessoas vêm para Belém', disse.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), desde a década de 70 até os dias de hoje, 242 pessoas foram vítimas de escalpelamento no Pará.

Um comentário:

Poster disse...

Grande amigo,
Muito obrigado.
Está tudo corrigido.
Na pressa do copiar e colar as matérias do jornal, foi tudo do jeito que veio (rsss).
E por pouco não saiu "escapamento", não é?
Seria pior.
Abs.