segunda-feira, 31 de agosto de 2009

As novas bandeiras da juventude

No Blog do Zé Dirceu

Tive a oportunidade e o prazer de ser entrevistado por onze lideranças de jovens deste país. O encontro, solicitado por Leopoldo Vieira, do blog Juventude em Pauta (PA), tornou-se uma interessante conversa sobre as questões que preocupam e mobilizam nossas várias juventudes.
Agora, para acompanhamento de todos vocês, publico na nossa Seção Juventude, a primeira parte dessa longa conversa. Nela respondo as questões de Danilo Moreira, secretário Nacional Adjunto de Juventude do Governo Federal; Marcelo "Gavião", ex-presidente da UBES e presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Leopoldo Vieira (Juventude em Pauta!) e Lúcia Stumpf, ex-presidente da UNE, à época no comando da entidade.
Danilo me propôs uma discussão interessante sobre a existência de uma ou várias juventudes no país. Marcelo inseriu a questão do protagonismo dos jovens hoje e as bandeiras impostas pela conjuntura política. Já Leopoldo levantou o debate sobre a importância da juventude no desenvolvimento do país. E à Lúcia Stumpf respondi sobre o papel da universidade e o peso do desenvolvimento tecnológico e da educação.

A luta pela liberdade, justiça e democracia
De forma geral, reafirmo o que venho escrevendo e respondendo sempre que sou questionado a respeito da juventude. Primeiramente, não há apenas uma, mas várias. Em segundo lugar, trata-se de uma juventude combativa e crítica, como vocês podem ver pela qualidade das perguntas que me foram feitas e não devemos, nem podemos, comparar a sua luta com a da minha geração. A cada contexto histórico, as suas bandeiras.
À juventude, a todas se assim considerarmos, o que une será sempre a luta pela liberdade, justiça e democracia, bandeiras que sempre fizeram desse segmento da população um dos maiores protagonistas nas grandes mudanças históricas do país. O fato é que não haverá desenvolvimento e crescimento no Brasil, se não tivermos uma política voltada para os nossos jovens, em especial nas áreas da educação e do desenvolvimento tecnológico. A luta não é só deles, mas de todos nós.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Leopoldo. Mas, gostaria de poder ler o conteúdo da entrevista, acho que você Paulo esqueceu de linkar.

Abraço.

Poster disse...

Você se enganou, Anônimo.
Está linkado, sim.
Está linkada em "entrevistado por onze lideranças de jovens".
Abs.

Anônimo disse...

Nada disso Paulo. O link de onde vc falou remete a uma postagem anterior sua que anunciava que a entrevista tinha ocorrido. Falo da entrevista em si. Dei uma olhada no blog do Zé e pra ler tive clicar no link que ele fez no final da postagem dele, essa que vc reproduz em "Blog do Zé Dirceu"
Abs

Poster disse...

Tem razão, Anônimo.
Vou me informar com o Leopoldo.
Abs.

Poster disse...

Olá, Anônimo.
Agora está lá link.
Abs.

Anônimo disse...

Legal Paulo. Só que agora acabou que a entrevista ficou muito pra trás. Eu achei ela ser muito boa, apesar de ser do Dirceu. É aquele papo do "vc não vale nada mais eu gosto de vc". Que ele é safo niguém pode dizer que é mentira, que tem projeto de nação e tal. Acho que vc devia colocar ela na frente do blog numa nova postagem pro público poder ler de fato agora.
Só uma sugestão.
Obrigado.