sábado, 29 de agosto de 2009

UFPA já tem 55 mil no crivo do PSS

No AMAZÔNIA:

Termina amanhã o prazo para inscrição no Processo Seletivo Seriado 2010 da Universidade Federal do Pará (PSS). Até ontem, 55.043 candidatos se inscreveram, de acordo com dados da instituição. O PSS 2010 oferta 6.082 vagas em 144 diferentes cursos de graduação, 790 vagas a mais que o processo anterior realizado no início deste ano. Belém abriga 3.476 (57,15%) das vagas em 2010; as outras 2.606 (42,85%) são dos campi do interior do Estado. O PSS deste ano oferta 26 novos cursos de graduação e a criação de duas vagas especiais em cada curso, destinadas, especificamente, para candidatos indígenas que serão selecionados por critérios específicos.
Os coordenadores do concurso apontam que 74,09% dos estudantes que já se inscreveram são da capital. Até ontem à tarde, dos cursos ofertados 40.783 pessoas são de Belém e outras 14.215 se inscreveram para um dos onze campi da UFPA, localizados no interior do Estado. Marabá, Santarém, Castanhal, Bragança e Abaetetuba são os campi mais procurados no interior com 2.763, 2.592, 2.093, 1.593 e 1.130 inscritos, respectivamente.
As inscrições para o PSS 2010 poderão ser feitas até às 18 horas de amanhã, através do site: www.ceps.ufpa.br . O resultado de beneficiados pela isenção das taxas de inscrição serão divulgadas na segunda-feira, 31, também no mesmo site.
Indígenas - Já as inscrições para os candidatos indígenas começarão a partir de segunda-feira, 31 e se estenderão até o dia 11 de setembro e poderão ser feitas pelo mesmo endereço eletrônico. Serão duas vagas extras em todos os cursos de graduação da instituição federal. A seleção será feita por critérios diferenciados, segundo informações da UFPA.
Os estudantes indígenas que se inscreverem no processo seletivo terão até o dia 16 de setembro para apresentar, em um dos campi da UFPA, na capital ou no interior, histórico escolar do ensino médio e comprovante de que pertence à determinada etnia indígena, emitido por autoridades políticas indígenas, caciques ou presidentes de associações indígenas.
O concurso envolverá análise do histórico escolar, entrevista e redação. A prova será realizada no dia 13 de dezembro, das 8h às 13h, nos municípios de Altamira, Belém, Marabá e Santarém. Os critérios de pontuação e classificação serão definidos por uma comissão avaliadora designada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg). No caso de haver mais aprovados do que número de vagas, terá prioridade o candidato que tiver maior idade.
Uma comissão especial foi criada pela UFPA para atuar na avaliação, sendo composta por professores do Instituto de Ciências Jurídica da, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Ciências da Arte e representantes de povos indígenas.
Os candidatos indígenas que desejam ingressar em um dos cursos de Arte da UFPA (Licenciatura e Bacharelado, Artes Visuais, Licenciatura em Dança, Música ou Teatro), devem ser aprovados no exame de habilidades a ser realizado em Belém, no dia 20 de setembro.

Nenhum comentário: