sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A devastação no Parque Ecológico não para



As obras da avenida Independência continuam castigando de forma devastadora o Parque Ecológico de Belém.
E agora estão poluindo toda a área.
Leitora do blog, apaixonada pela área, empenhou-se em filmar o crime e fazer algumas fotos.
Veja as que estão aí em cima.
Uma das imagens é de uma placa que ainda se encontra no conjunto Bela Vista e prova que aquilo ali faz parte do Parque.
E o cano que aparece em outra foto está despejando água servida dentro do parque.
No final de junho passado, uma ação judicial movida pelo Ministério Público expôs nua e cruamente os possíveis danos ambientais que podem ser causados pelo projeto Ação Via Metrópole na área do Parque Ecológico de Belém.
Uma recomendação já havia sido expedida para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), enumerando os equívocos encontrados na documentação que permitiu o início das obras. Entre as irregularidades, o promotor de Justiça Benedito Sá informou que houve concessão de instalação sem licença prévia e dispensa informal do estudo prévio de impacto ambiental. Um das mais graves, contudo, foi a aceitação, por parte da Semma, de documentos com informações ineptas, referindo-se, por exemplo, a manguezais, que segundo MPE inexistem naquela área.
A falta de consulta à população local também foi um dos motivos para que a promotoria pedisse a suspensão da obra, já que todo procedimento de investigação foi motivado pela denúncia de devastação do parque por moradores da área.
E ao que tudo indica, as agressões ao parque continuam.
A quem apelar?

9 comentários:

Anônimo disse...

Já está pro0vado que a área onde passa a avaenida independência não se encontra dentro dos 35 hectares que formam o parque ambiental de belém, aliás as fotos postadas são interessantes pois onde aparece a placa do parque não aparece nenhuma obra, e onde aparece obra não consta nada do parque.

Anônimo disse...

Os culpados de toda esta desgraça são o Zé Carlos do PV e a nossa Ana Julia Kits Fat. A Ana Julia porque comprou este disque verde com alguns cargos comissionados, inclusive ele rapidamente arranjou um para sua esposa mandar por tabela na Estação das Docas. Onde já se viu alguem dar autorização para que areas verdes sejam devastadas? Só aqui no Pará é que vemos acontecer isto, pois aqui é que é a terra de direitos. Zé quando o teu partido vai criar vergonha e não ser um partido de aluguel?

Anônimo disse...

bemerguy, pensei em reclamar ao bispo, mas nós tambem estamos sem, e agora?

Anônimo disse...

Ao TJE não adiante, pois os meretríssimos são a favor da devastação. Nada como um belo asfalto em lugar daquela sujeira de mata. Isso é que é benefício à população.

Anônimo disse...

Mandaremos a foto para a Marina e ao Dr. Camilo, viu Zé topeira!

Anônimo disse...

Que bela matéria Sr.Bemerguy, a natureza agradece.
Aproveitando a aportunidade faço um convite a todos que estiverem lendo essa postagem: Quem quiser visitar a obra que deixe postado aqui, pois para que possamos falar com certeza temos que saber da verdade e não repetir o que as autoridades dizem. Você que está lendo nesse exato momento, levante , chame seus amigos e passe lá no Conjunto Bela Vista,aproveitem e deem um lida
no texto que está nesse endereço : http://www.museu-goeldi.br/sobre/NOTICIAS/19_05_2009.html
Precisamos de pessoas corajosas, que não estejam se vendendo por qualquer cargo.

Anônimo disse...

Interesses particulares jamais podem ser superiores aos da coletividade...

Sugiro ao Blog que faça uma pesquisa neste espaço para verificar quantos estão a favor e contra à criação da mais uma alternativa ao caótico trânsito de nossa capital.

Não pode uma metropole como a nossa ficar refém de poucos "incomodados" com o progresso....

Anônimo disse...

Querido anonimo do dia 29 de Agosto de 2009 10:53, não é questão de poucos "incomodados" e sim que o terreno não era da prefeitura e tem mais do que vai adiantar a Avenida, ligando duas vias congestionadas esse governo de "porcaria" deveria ter dado uma solução mais inteligente e não detruir uma mata. É pro essa e outras que nosso planeta stá desse jeito. Fica meu apelo para que as pessoas possam visitar as obras.
Eu não estou defendendo meu interesse e SIM O DA NATUREZA, seu Patético

Anônimo disse...

alguém pode me responder de quem seria por direito esse pedaço que sobrou do parque? o pedaço perto do Bela Vista seria do condomínio que esta citado ou seria da Prefeitura?
E por que os proprietários do Bela Vista, ou melhor, o " PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BELA VISTA" ESTA LOTEANDO E VENDENDO ESTE TERRENO QUE SOBROU DO PARQUE?
QUE CASARÃO VOCÊS ESTÃO CONSTRUINDO VIU? E AINDA TIRARAM A ANTIGA PLACA DA ENTRADA DO PARQUE PARA SUBENTENDER QUE JÁ TEM DONO NO "PEDAÇO"...