segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Deputado protesta contra corte do número de vagas na Uepa

A redução em mais de mil vagas no processo seletivo da Universidade do Estado do Pará (Uepa) para o ano de 2010, foi motivo de protesto do deputado estadual, Arnaldo Jordy (PPS) na Assembléia Legislativa.
Por meio de requerimento, o parlamentar fez um apelo ao Conselho Universitário da instituição para que reveja a sua decisão e mantenha, no mínimo, as vagas disponibilizadas em 2009. “A educação é um dos caminhos mais férteis para combater a exclusão social, e a Uepa, ao tomar essa decisão, está regredindo nesse caminho”, disse o deputado, pedindo que o caso seja levado a uma ampla discussão com toda a comunidade interessada.
Jordy lamentou os argumentos utilizados pela direção da instituição para justificar o corte no número de vagas: de que o corte seria feito para garantir a eficiência e a qualidade do ensino oferecido. “Imaginem se esta prática for transposta para os péssimos hospitais e as escolas de baixa qualidade. Estes seriam fechados enquanto se estuda como eles poderão, no futuro, ser de excelência”, ironizou Jordy, preocupado com o fato de que a decisão pode deixar centenas de jovens sem estudar, principalmente os que têm como única alternativa o ensino público.
O parlamentar mostrou que, em 2008, a Uepa ofertou 3.444 vagas, sendo que para 2010, estão previstas apenas 2.316 vagas, com os cortes atingindo com mais prejuízos os pólos de Conceição do Araguaia, Redenção, Tucumã, Altamira e Xinguara, nos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática, Biologia, Química e Física. “Como forma de protesto a este duro golpe, a comunidade acadêmica da Uepa desses municípios já programa uma greve por tempo indeterminado”, anunciou, tendo como base os inúmeros apelos que têm recebido de lideranças estudantis e políticas de vários municípios do Estado.

Fonte: Assessoria Parlamentar

2 comentários:

Anônimo disse...

E Onde estão o DCE, a UNE, os estudantes, enfim...Esse Governo tá muito palha e essa população ainda vai reeleger o pior governo que o Pará já teve, como reelegeu o pior prefeito. Cada povo tem, mesmo, o governo que merece!

Anônimo disse...

Ok Deputado, sua proposta é quase boa. Faltou adicionar seu interesse em melhorar a qualidade da UEPA. O problema continua sem solução... E assim se enrola o povo e esta pessoa saiu com pinta de salvador da pobre população pobre.