No AMAZÔNIA:
Os municípios paraenses de Santarém, Pau D’Arco e Viseu passarão pela fiscalização especial da Controladoria-Geral da União (CGU), que visa identificar a forma como as prefeituras aplicaram os recursos repassados pela União para a execução descentralizada de programas federais. No total, 60 municípios do País foram escolhidos para a 30ª edição do Programa de Fiscalização, a partir de sorteios públicos.
De acordo o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, o programa, criado em 2003, está consolidado. Prova disso, segundo ele, 'são as inúmeras ações na Justiça ingressadas pela Advocacia-Geral da União e pelo Ministério Público com base nas fiscalizações feitas pela CGU'.
Santarém, com 276.665 habitantes, foi o município sorteado mais populoso desta edição. Quixaba, na Paraíba, é a cidade com o menor número de habitantes, 1.488. Desde o lançamento do programa, já foram sorteados 1.641 municípios. Só do Pará, foram 90 até agora, ou seja, cerca de 62% dos municípios paraenses já passaram pela triagem da CGU.
Em cada um desses municípios, os auditores examinam contas e documentos e fazem inspeção pessoal e física das obras e serviços em realização, mas privilegiam o contato com a população, diretamente ou por meio dos conselhos comunitários e outras entidades organizadas, como forma de estimular os cidadãos a participarem do controle da aplicação dos recursos oriundos dos tributos que lhes são cobrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário