sábado, 3 de outubro de 2009

Primeiro Círio da UFPA emociona comunidade acadêmica

No AMAZÔNIA:

Em meio a 'vivas' e 'Ave Marias', servidores e docentes da Universidade Federal do Pará viveram, na manhã de ontem, o I Círio em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, realizado na instituição. A iniciativa foi do Grupo de Oração Universitária Maranatá, que faz parte do Movimento Universidades Renovadas, o qual, desde o ano 2000, busca cultivar as manifestações de religiosidade no ambiente acadêmico.
A procissão iniciou-se às 8h, em frente ao Hospital Bettina Ferro. Por onde passava a imagem, mais e mais pessoas se juntavam à caminhada. A Virgem recebeu homenagens durante todo o trajeto. Fogos, faixas e balões chamaram a atenção dos devotos. 'É uma grande emoção poder participar desta festa, que é uma tradição da comunidade católica e que, neste momento, abre um período de longa tradição também dentro da universidade', afirmou o pró-reitor de Gestão de Pessoal, João Cauby.
A iniciativa foi igualmente aprovada pelos servidores que estiveram em grande número na procissão. O auxiliar em administração Antônio Mattar disse que, em 38 anos de casa, essa foi a primeira vez que viu uma manifestação dessa natureza dentro dos muros da universidade. 'Nessas horas é que a gente percebe que existem muitos católicos na UFPA', observou o servidor.
De fato, a organização do evento espera que esse tenha sido o primeiro de muitos Círios a serem realizados no campus. Nádia Nogueira, integrante do Grupo Maranatá, avaliou a procissão de forma bastante positiva. 'Tivemos menos de um mês para organizar esse evento tão importante e eis que foi um sucesso', comemorou. Após percorrer o campus profissional, a imagem da Santa seguiu pela orla do campus básico, entrou na rua da Reitoria e foi levada até o Centro de Convenções da UFPA.
O reitor Carlos Maneschy foi quem conduziu a imagem ao auditório sob chuva de papel laminado e saudação com fogos. 'A UFPA, como Casa do Saber, reconhece a importância da religião para a construção da civilização humana. A universidade estimula a manifestação de todos os credos, o Círio de Nazaré em especial, porque também faz parte da cultura paraense', ressaltou. No Centro de Convenções, a Virgem de Nazaré recebeu as homenagens do Gran Coral Metropolitano. O momento encerrou-se com a missa, celebrada pelo padre Gustavo Bonassi, da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, de Marituba.

Nenhum comentário: