quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dois exemplos de exploração

De um Anônimo, sobre a postagem “O paraense é que se coloca na condição de se sentir menor”:

Ah, caríssimo, como você está no Pará somente há seis anos, é claro que ainda não teve tempo de conhecer a história dos 500 anos de exploração do Norte pelo Sul, rs, rs, rs.... Quer um exemplo?
Dou-lhe dois: 1) Tucuruí manda dois terços da sua energia para fora do Pará, enquanto muitos municípios do Estado ainda poluem a atmosfera com usinas termoelétrica. 2) A Vale do Rio Doce tira do nosso subsolo uma fortuna e nos deixa, além dos buracos, só uns caraminguás para alegria dos trouxas. Mas tem mais, muitos mais exemplos, caríssimo.

5 comentários:

Romolo Sao Payo Primo disse...

PB, enquanto isso, aqui nos USA, tem um garoto de seis anos voando pelos ceus em um balao de fabricacao caseira e helicopteros tentando resgata-lo. Pelo jeito, o Padre de Sao Paulo inaugurou uma nova modalidade.
http://www.eastvalleytribune.com/story/145826
Abc.

Anônimo disse...

PB, o balao está no chao e o moleque nao estava no balao.Que nem o Padre. Isso é que eu chamo de viagem.
R

Anônimo disse...

Essa exploração se deve, principalmente, pela inércia dos nossos governantes, dos nossos políticos que não tem compromisso com o Pará.
Se a Vale, por exemplo, suga as riquezas do solo paraense, isso deve ser debitado à incompetência e ao servilismos dos governantes e políticos do Pará.
Até o Maranhão suga muito do Pará, seja pela imigração desenfreada e constante de maranhenses, como na saida dos minérios do Pará pelo porto de Itaqui.
O Sarney sempre levou vantagem em tudo. E por que? Porque ele foi mais competente na "briga" nas esferas federais.

Anônimo disse...

Já fiz um comentário sobre isso no post: “O paraense é que se coloca na condição de se sentir menor”. Não é possível 500 anos de exploração do Norte pelo Sul... O Brasil tem pouco mais de 500 anos e começou a ser colonizado pelo Nordeste e pelo Norte. Se teve alguem que explorou o norte há 500 anos foram os portugueses, já que eramos simplesmente colônia (alguém lembra do ciclo da Borracha?). O sudeste e principalmente o sul eram inexpressivo econômicamente no início do período colonial, somente bem mais tarde foi colonizado por povos europeus e também orientais muito pobres que vieram para o Brasil fugindo de guerras e em busca de oportunidades melhores. Chegaram aqui passando fome, praticamente, mas trataram de colocar mãos a obra por lá mesmo (trabalharam na própria região e conseguiram desenvolvê-la, principalmente com produção agrícola). E a Vale não deixa só buraco, gera empregos, tributos para o estado e deixa também royalties altíssimos... onde está esse dinheiro, hein povo? Onde é aplicado??? E o Estado poderia ganhar ainda mais dinheiro caso o embarque do minério se desse nos portos do Pará, mas não, perderam mais esta para o Maranhão (o Maranhão?!). Não posso concordar com essa lamentação sobre "exploração". Gente, atitude!!!! É isso qe está faltando.

claudio costa disse...

Sou paraense e concordo com o comentário de que somos explorados, mas também já tô de saco cheio desse papo furado:"há! coitado de nós... e blábláblá!" A informação tá rolando de graça por aqui, mas neguinho só gosta mesmo é de acessar merda na net! A verdade é que não temos mobilização social, como consequencia não temos políticos que representem e lutem por nossas necessidades. Elegemos pessoas que durante quatro anos fazem o que bem entendem, que praticam seu desrespeito por nós com atos ilícitos e até utilizando o dedo da mão.