quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Após oito horas de sessão, CCJ aprova Ufopa

Mesmo depois de quase oito horas de sessão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado), por conta da sabatina de José Antônio Toffoli, foi aprovada nesta quarta-feira (30) o projeto que cria a Universidade do Oeste do Pará (Ufopa).
O relator, senador Flexa Ribeiro (na foto), esperou até o fim da votação deste item da pauta, que acabou por aprovar a indicação de Toffoli para o Supremo Tribunal Federal (STF). Em seguida, conseguiu que fosse mantido quorum para que a proposta da Ufopa fosse aprovada, fazendo a matéria avançar. Agora, resta apenas que o projeto da Ufopa seja aprovado na Comissão de Educação e Cultura (CE), também do Senado.
A data prevista para entrar em pauta é dia 6 de outubro. Antes, no dia 5, será realizado um painel no município de Santarém, no Oeste do Estado, onde justamente será implantada a universidade.
“Fizemos o possível, pois existia grande ansiedade pela sabatina de Toffoli. Mesmo com esse item na pauta, não poderíamos deixar de esperar e aprovar ainda hoje a criação da UFOPA. Agora falta pouco para que um antigo sonho da população do Oeste do Pará seja conquistado”, afirmou Flexa Ribeiro.
Presente na votação, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) parabenizou a aprovação do projeto. “Tenho certeza que a criação dessa Universidade beneficia não apenas os paraenses, mas toda a Amazônia. E esse empenho do senador Flexa é louvável, de ficar até o final e conseguir a aprovação mesmo depois de tantas horas de sessão”, disse Virgílio.
Na terça-feira (29), a Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou a realização de um painel em Santarém sobre a criação da Ufopa. A instalação da universidade, prevista já para 2010, beneficia cerca de 18 municípios da região e mais de um milhão de pessoas. O painel será realizado no dia 5 de outubro, às 9 horas, em Santarém. O projeto 179/09 chegou no Senado Federal em 11 de Setembro. O trabalho do parlamentar paraense é para que seja aprovado o quanto antes, o que vem conseguindo.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário: