segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mário Couto critica Juventude tucana, que fecha com Jatene

A Juventude do PSDB de Belém selou, no último sábado, apoio à candidatura do ex-governador Simão Jatene para disputar o governo do Estado na eleição do próximo ano. Arnaldo Ampuero, novo presidente da JPSDB Belém, leu a carta de apoio da juventude tucana a Jatene e criticou o governo Ana Júlia.
O encontro foi quente.
Aliás, foi quentíssimo.
Estava previsto para começar às 16h30. Não era segredo pra ninguém que os jovens tucanos fechariam com Jatene.
Próximo ao horário do início do evento, chegou uma carta assinada pelo senador Mário Couto, que disputa com o ex-governador o direito de ser o candidato do partido.
Após o pronunciamento do deputado André Dias e outros componentes da mesa, a carta começou a ser lida da tribuna pelo presidente da JPSDB-PA, Raimundo Rodrigues.
Na carta, Mário Couto rechaçava a posição da juventude tucana, acusando-a de ser controlada por filhos de deputados e ex-secretários de Jatene que querem retornar ao poder. Acrescentava ainda que tal posicionamento não reflete a vontade da juventude de Belém em geral.
Assim que acabou de ler a carta, Raimundo Rodrigues passou a rebater as críticas e acusações do senador. Disse que a JPSDB não é manipulada e que tem autonomia pra decidir a quem apoiar. Considerou, nesse sentido, ser legítimo o apoio à candidatura de Jatene.
Depois foi a vez de Bruno Carvalho, representante do deputado Ítalo Mácola, manifestar-se. E ele o fez de forma ainda mais incisiva. Disse que, se houver algum responsável pela derrota de Almir Gabriel em 2006, Mário Couto também tem sua parcela de culpa, porque não conseguiu transferir todos os seus votos para Almir.
Por volta das 18h, durante o discurso do ex-deputado Nicias Ribeiro, Jatene chegou ao local do encontro e foi aclamado pelos cerca de 200 presentes. Nicias defendeu a candidatura do ex-governador, a quem o deputado federal Zenaldo Coutinho se referiu como “ex e futuro governador”.
Em seu discurso, Jatene defendeu sua candidatura e limitou-se abordar questões programáticas de governo, referindo-se a um “novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia”. Em agosto, no Encontro Estadual da JPSDB, está sendo preparado um grande evento de adesão do ex-governador.

11 comentários:

Anônimo disse...

As negociações dentro do PSDB precisam ser mais transparentes e democráticas.As bases do interior estão sendo ignoradas.É lá que estão os votos.No interior existe juventude e militância tucana.As eleições 2010 não é para prefeito de Belém-Pa,é para governador.Estão colocando pessoas na coxa para assinar documentos.Queremos vagas para o interior para deputado estadual e federal.O PSDB continua sendo um partido elitista da capaital.Esqueceram do fracasso da elição de Belém-Pa 2008?...pois é...pois é.

Anônimo disse...

Sou filiado e militante do PSDB há mais de 18 anos. Sempre votei e respeito muito Dr Almir, votei em Mário cou em 2006 e mesmo sendo tucano roxo, sinceramente está me cansando essa lenga lenga do senador. Ele está cego ou que é? Todo mundo ver que Simão Jatene tem mais densidade eleitoral para concorrer ao governo do estado e Mário Couto só está atrapalhando a viabilidade de sairmos fortes desde o início. Temos o melhor nome, Simão Jatene, temos trabalho, doze anos de governos bem sucedidos, e temos projeto. Dr Almir é um excelente político, mas está prejudicando o partido com seu ódio, do qual Jatene é vítima e injustiçado. Ou Dr Almir esqueceu como se faz política ou está velho demis para dissernir como jogar no tabuleiro da política. Dr Almir tem que admitir que ele e Mário não são as vozes mais importantes do partido nem seu dono, portanto não devem e não podem impor nada. O PSDB está acima deles, o partido é nosso e vamos lançar Simão Jatene, este sim é o verdadeiro nome para 2010.
Entre jatene e Mário Couto existem diferenças que vão além do que se ver, com todo respeito ao nobre senador que represente muito bem o Pará, mas ele está longe de ter os atributos de Jatene: polidez, intelectualidade, sensatez e experiência em administração pública.

Anônimo disse...

Almir Gabriel e Mário Couto têm que sair nas ruas para ouvir o povo. Saiam às ruas...

No Cafofo do Ampuero disse...

A juventude tucana de BELÉM fez a sua escolha, optou pela tranparência,
o interior deve mostrar sua opinião TAMBÉM e não ficar lamentando posições que não tomam por falta de interesse.

SE O INTERIOR DO ESTADO QUER FALAR, QUE DÊ SUA OPINIÃO, demos um passo, agora, cabe às outras juventudes tucanas de outros municípios do interior também manifestarem-se.

Arnaldo Ampuero
Presidente da JPSDB/BELÉM

Anônimo disse...

Ampuero, essa nota é um primor tucano: não diz nada, nem toma posição alguma. Égua, desde cedo vocês já ficam em cima do muro...

Vítor disse...

acho que o recado foi dado não senador?
a juventude sempre foi tida como o futuro desse país não é?? pois sim, porque agora todo esse massacre em cima de uma juventude tucana que tem o direito de escolher quem tem mais cacife para governar este estado? queria dizer a vossa excelencia senador mário couto, que ao contrario do que o sr. pensa, não somos marionetes para ficarmos brincando como voces tem brincado com a nossa cara durante esse tempo! a juventude sempre trabalhou e trabalha com muita clareza, com muita sensatez, por isso temos o direito e a independencia de achar quem devemos apoiar ou não para ser futuramente governador deste estado. qualquer e toda forma de repreensão será totalmente banida e imediatamente repugnada pela JPSDB, somos a voz da reformulação, por isso não vamos admitir todo e qualquer tipo de retaliação vindo de sua parte, o país só esta assim do jeito que tá porque sempre diz não a renovação, é sempre e todavida essas mesmas raposas velhas trocando e pulando de um cargo para outro, desse tipo de politico, a população ja esta cansada, por isso respeite o jovem, respeite a JPSDB e pare de querer enfiar seu nome goela abaixo da população!!! fique com seu cargo de senador da república e lute pelo nosso estado de uma outra forma, não criando briguinhas e intriguinhas dentro de um partido que esta lutando pela coesão e coerencia para 2010.
ja temos o nosso nome e o nosso nome chama-se Simão Jatene.

abraços e tenham todos uma boa noite.

Anônimo disse...

A juventude tucana está de parabéns por seu posicionamento coeso, firme e independente.
É dessa forma, não se curvando a pressões e demonstrando convicção em suas escolhas, que vocês conquistarão o respeito que tanto buscam e merecem.
Não permitam, jamais, que o uso da "força" daqueles que repudiam a prática da verdadeira democracia intimidem seus ideais e convicções.
Em 12 anos de atuação partidária, no PSDB, essa é a primeira vez que me deparo com um quadro de jovens tucanos tão qualificados e atuantes.
Vocês estão ganhando visibilidade pela forma séria e ética como estão se posicionando e conduzindo uma situação nova dentro do PSDB e essa conduta, nesse momento, irá marcar com toda certeza a história da juventude tucana no Pará.

Anônimo disse...

O Desespero Tucano, está apenas começando.
João Souza.

Anônimo disse...

JPSDB de Belém é tão joven e já está vendida?... Já se entoxicou pelo caudilhismo autoriário das lidernaças envelhecidas do PSDB que insistem em empurrar as decisões politicas do partido garganta abaixo na militância.Precismos discutir melhor as decisões que são de interesse geral do partido,a pressa é inimiga da perfeição.A trajetória é longa e tortuos;eu já falei não basta ser tucano,tem que ter tutano para vencer.

Anônimo disse...

Se alguém nesta disputa está vendendo (ou comprando) opinião não é o ex-governador simão jatene, não foi ele que gastou 20 milhões de reais pra se eleger senador e esqueceu de transferir os votos pro Almir...

Pressão e medo não resolvem nada. O pior cego é aquele que não quer ver, ou aquele que vê só o que quer ver...

Anônimo disse...

Sou Jovem da Ilha do marajó, e fui eleitor do DR. Almir, do Jatene e do Senador Mário couto. me entristeço de ver a juventude do PSDB tomar uma decisão de apoiar um ex secreetário do Dr. Almir, que traiu o partido quando fez corpo mole na ultima eleição do governo; Sem o menos sequer, consultar as juventudes do partido do Interior. como relata a matéria, falou o filho do ex secretário, o assessor do Deputado, enfim. Todos vendidos, será que esses boysinhos da JPSDB, estudam ou estudaram em escolas públicas, será que eles andam de ônibus, será que eles moram em bairros sem o minimo de saneamento?
claro que não são todos burgueses, querendo a sua assessoria, sem se ligar para as políticas sociais desse estado. o PSDB não tem dono, o psdb, é de quem constroi a sua base, que o faz ser partido no dia à dia.
Viva o PSDB, viva a nova ideia de fazer politica, viva o interior, viva o MARIO COUTO, o futuro Governador do Povo do Pará