quinta-feira, 4 de junho de 2009

Censo 2010: Comissão Censitária Estadual será instalada no Pará

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza a cada dez anos o Censo Demográfico no Brasil, a maior operação da instituição, que pesquisa todos os domicílios do território nacional.
Nos 143 municípios do Pará, 1.600.516 domicílios serão visitados pelos recenseadores, que buscarão informações sobre a quantidade, o perfil socioeconômico e as condições de vida da população. Para a operacionalização do Censo no estado, será envolvida uma equipe de mais de 6.200 pessoas.
Os dados gerados pelo Censo se constituem no grande retrato, em extensão e profundidade, da população brasileira e são o principal subsídio utilizado no planejamento público e privado do país na próxima década.
Com o objetivo de ampliar a participação da sociedade na realização do Censo e aumentar a transparência em toda a sua realização, além de facilitar a coleta de informações através da sensibilização da opinião pública, o IBGE instalará, na próxima sexta-feira, a Comissão Censitária Estadual (CCE) para o Censo 2010. “Nós queremos que os órgãos do governo estadual que tenham interface com as prefeituras e as organizações civis integrem a CCE para que haja transparência sobre como o Censo é feito e também para nos auxiliar na sua operacionalização”, declara Antônio José de Souza Biffi, chefe da Unidade Estadual do IBGE no Pará.
A CCE deve auxiliar e monitorar toda a realização do Censo, desde os preparativos preliminares, até a sua execução e a divulgação dos resultados e deve contar com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e representantes de organizações da sociedade civil, como ONG's e associações e sindicatos de municípios do Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa do IBGE

Nenhum comentário: