sexta-feira, 12 de junho de 2009

Celebração emociona fiéis

No AMAZÔNIA:

Milhares de fiéis da Igreja Católica participaram ontem da programação do Santíssimo Sacramento. A celebração, que começou às 7 horas com uma missa na igreja do Carmo, no bairro da Cidade Velha, foi marcada por muita emoção. Dom Vicente Zico falou sobre o simbolismo do dia de Corpus Christi - que representa o sangue e o corpo de cristo - e, logo depois, seguiu pelas ruas da cidade em uma procissão que terminou por volta de 10h30, na igreja das Mercês.
Durante a caminhada, foram feitas leituras bíblicas, orações e cantos. Vários fiéis, emocionados, seguiram o trajeto ajoelhados. Muitos deles, inclusive, choravam durante toda a procissão. A aposentada Ana da Costa Pereira, que participou da festa pelo segundo ano consecutivo, revelou que essa é uma das datas mais importantes para os católicos. O motivo, segundo ela, é que esse é um momento em que se sente a presença de cristo. 'Eu fico muito emocionada com a celebração, eu enxergo Jesus aqui entre nós. É um sentimento muito forte, tenho que me segurar para não chorar ainda mais', disse.
Já a autônoma Carla de Nazaré explicou que a emoção que contagia os fiéis durante esta data é algo involuntário. Pois, neste momento, se lembra do sofrimento que Jesus Cristo passou para salvar a humanidade. 'É um sentimento inexplicável. Só quem participa desta procissão sabe a emoção de caminhar ouvindo a palavra de Deus', contou.
O padre José Gonçalo ressaltou que essa é a data mais importante da Igreja e que, por esse motivo, deve ser sempre aclamada pelos fiéis católicos. Pelas ruas enfeitadas para a celebração, na Cidade Velha, crianças vestidas de anjo também acompanharam a procissão. Em frente à igreja das Mercês, dom Vicente Zico rezou um Pai Nosso e uma Ave-Maria para finalizar a procissão. E, logo depois, no altar central da igreja, ele fez mais uma oração em referência ao Santíssimo Sacramento.
A celebração de Corpus Christi foi instituída em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo, depois de Pentecostes. A Eucaristia seria formada pelos sete sacramentos e foi estabelecida na Última Ceia.

Nenhum comentário: