sexta-feira, 12 de junho de 2009

Mais de 500 voluntários fazem o tapete

No AMAZÔNIA:

Os gastos deste ano não foram divulgados, contudo, Socorro Nascimento revela que em 2008 a ornamentação custou algo em torno de R$ 24 mil. O número de participantes também vem aumentando, conforme avalia frei Gilson Baldez, pároco da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 'Durante a festividade de Corpus Christi, no ano passado, 16 grupos ficaram responsáveis pela arte do tapete - sendo que cada grupo tinha em média 25 pessoas. Este ano, são 18 grupos, com aproximadamente 30 pessoas em cada equipe. Ou seja, temos cerca de 540 voluntários trabalhando na decoração das ruas', destaca.
Dados da paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro mostram que 70% da população de Capanema é católica. Boa parte desta população é composta por jovens como o auxiliar de vendas Michel Oliveira, de 24 anos. Michel trabalha arduamente na decoração do seu tapete. 'É o corpo de Cristo que vai passar aqui. Isso faz desta rua um lugar especial, que precisa ser preparado com o mesmo carinho que ele, Nosso Pai, tem por nós', afirma Oliveira.
Da mesma forma pensa a aposentada Wilza Leal, de 48 anos. Wilza é uma das fundadoras da homenagem que virou tradição. 'O adorno do tapete começou através de um grupo de jovens cristãos do qual eu fazia parte. Nós vimos em gibis cenários parecidos, há mais de 30 anos, e implantamos a serragem pela abundância deste material em nossa região. No início, não tínhamos temas, mas fazíamos desenhos voltados para o aspecto religioso, e ocupava o espaço que fica na frente da igreja', conta.

Nenhum comentário: