quarta-feira, 6 de maio de 2009

Uepa elege novo reitor com votação eletrônica

No AMAZÔNIA:

Mais de um ano e cinco meses depois de conturbadas eleições e um ano depois da nomeação de uma reitora pro-tempore para ocupar a função vaga devido à confusão nas urnas, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza novo pleito para eleger o gestor da instituição para os próximos quatro anos. A escolha ocorre nos campi da capital e do interior e será feita totalmente através de urnas eletrônicas, sendo iniciada às 9h e encerrada às 20h. A intenção da Comissão Eleitoral é divulgar o resultado ainda hoje ou, no mais tardar, amanhã.
A indicada pela Casa Civil do Governo do Estado para reitora pro-tempore compõe um dos grupos concorrente. A chapa 'Avançar nas mudanças' é encabeçada por Marília Brasil Xavier, atual gestora da Uepa, e Maria das Graças da Silva, concorrendo ao cargo de vice-reitora. A outra chapa é 'Frente de luta pela autonomia da Uepa', integrada pelos professores José Augusto Carvalho de Araújo, disputando o cargo de reitor e Ivanilde Apoluceno de Oliveira, para a vice-reitoria.
'Se não tivermos problemas com as urnas, divulgaremos no mesmo dia, mas se houver problemas de atraso, então, só na quinta-feira', declara a presidente da comissão eleitoral, Regina Carneiro. Depois da eleição, a lista com os nomes dos candidatos será encaminhada para a governadora Ana Júlia Carepa. É ela quem vai nomear o novo reitor da universidade para o período de 2009 a 2013.
Esta eleição está prevista no regimento eleitoral da Uepa, aprovado pelo Conselho Universitário (Consun) no mês fevereiro passado. Segundo a assessoria de comunicação da instituição, as urnas eletrônicas devem garantir a transparência na escolha dos candidatos à reitoria. 'Optamos pela votação eletrônica por causa da facilidade de apuração e pela lisura do processo. Serão utilizadas as urnas do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), pois sabemos que o sistema eleitoral brasileiro é seguro', garante Regina Carneiro.
No pleito, cada município do interior receberá três urnas, sendo um aparelho para cada categoria com direiro ao voto: professores, alunos e técnicos. Somente os servidores efetivos participarão da escolha. Aposentados, substitutos, servidores licenciados, de outros órgãos e prestadores de serviço não terão direito ao voto, regra estabelecida no regimento eleitoral aprovado pelo Consun.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na epoca das eleições alguns alunos da UEPA morreram em uma Pick Up dirigida por eles pertencente a UEPA e até agora não disseram o que este pessoal estava fazendo nesses interiores. Não seria bom a UEPA exclarecer este assunto?