No AMAZÔNIA:
Ações estratégicas para agilizar a circulação de veículos leves e pesados nas vias da cidade começam a ser intensificadas pela Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel), com base em um Plano de Articulação de Trânsito, abrangendo a presença de agentes nos principais corredores de tráfego, a fiscalização de veículos em pontos estratégicos e a educação para o trânsito envolvendo jovens e adultos.
O deslocamento diário de veículos e pessoas em vias públicas é monitorado por agentes de trânsito, em horários específicos como os de maior pique, ou seja, na ida e na volta ao trabalho, em que costuma ser verificada a maior concentração de carros, ônibus e outros meios de transporte nas avenidas, transversais e ruas da cidade. Esse trabalho é desenvolvido mediante planejamento tendo como parâmetro o fato de que, de acordo com levantamento da Ctbel, a cidade de Belém obteve, no ano de 2008, um dos maiores aumentos de frota de veículos em todo o Brasil (12%) - a frota atual da capital é de 250 mil veículos.
Os técnicos da Ctbel constataram que, como elemento complicador para o fluxo de veículos em Belém, a capital paraense dispõe de apenas uma entrada/saída, por meio da avenida Almirante Barroso, no Entroncamento. Nesse local, a companhia mantém um efetivo de agentes de trânsito para orientação aos motoristas, ciclistas e pedestres, em apoio à Polícia Rodoviária Federal, já que neste perímetro urbano começa a rodovia BR-316.
As ações dos agentes de trânsito objetivando dar celeridade ao trânsito belenense envolve, pela manhã, o sentido bairro-centro, pelas avenidas Augusto Montenegro até o Entroncamento (pegando, basicamente, o fluxo Icoaraci-Belém), Arthur Bernardes (com grande parte do fluxo de Icoaraci-Belém e ainda outros bairros próximos da orla belenense), avenida Almirante Barroso (principal via de escoamento do trânsito de Belém), Pedro Álvares Cabral (avenida de ligação entre bairros ligando as vias de chegada a Belém até o Centro) e Doca de Souza Franco (área nobre belenense, com ramificações de ida e volta para o Centro e bairros centrais de Belém).
Os agentes de trânsito da Ctbel também atuam operando a 'botoeira', dispositivo eletrônico de controle manual do tempo de semáforos, contribuindo para a circulação de veículos e pedestres nas vias públicas. À tarde, a partir das 16h30, os agentes concentram-se em pontos estratégicos, no sentido inverso da manhã, ou seja, Centro-bairro.
Um comentário:
Um release perfeito!! Me senti na Noruega diante de tanta eficiência. Ora por favor!!! Qualquer pessoa minimamente capaz percebe que o que está na notícia está longe de ser a realidade do caos. Descobriram agora que as promoções de carro com um real de entrada e 80 meses para pagar associadas à falta de um planejamento urbano que criasse rédeas para o boom imobiliário desenfreado traria o caos que hoje vivemos. Gostaria muito que essa balela do release fosse a verdade das ruas. O que se ve é um bando de guardas prepotentes falando ao celular, conversando e ... tascando multas "educativas".
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