quarta-feira, 20 de maio de 2009

Remédio para tratamento infantil está em falta

No AMAZÔNIA:

A triptorelina, medicação que retarda a ovulação em meninas na puberdade precoce, está em falta no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). Mães de pacientes em tratamento, com idade entre 9 e 14 anos, reclamam da falha do hospital, que diz que a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que a compra da medicação está suspensa.
Com o diagnóstico de que a filha, de 10 anos, sofre de puberdade precoce, Lumy Yamashita diz que desde dezembro o hormônio não é encontrado com facilidade na farmácia do Barros Barreto. 'O tratamento precisa ser levado a sério. Desde dezembro está faltando a medicação. Os pacientes não podem deixar de tomar o hormônio', diz Lumy.
Segundo a mãe da paciente, é necessário entrar em contato com a farmácia do hospital todos os dias para verificar se a medicação está disponível. 'É preciso ligar todos os dias. A minha filha já está há dez dias sem tomar. Já estou preocupada', observa.
Na farmácia do HUJBB, uma funcionária, que se identificou como Camila informou: 'Não temos a triptorelina disponível. E quando ela chega, rápido acaba. Está em falta e pelo que sei eles (a Sespa) já informaram que não têm previsão de quando vão fazer a compra', informou a.
Procurada para falar sobre a afirmação da funcionária da farmácia do Barros Barreto, a assessoria de imprensa da Sespa não esclareceu o assunto até o fechamento da edição.

Nenhum comentário: