sábado, 23 de maio de 2009

Protesto para barrar início das obras

No AMAZÔNIA:

No primeiro dia após a desobstrução do conjunto do Basa, moradores acompanharam de perto a continuidade do trabalho realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Um caminhão fez a retirada de alguns postes de iluminação da quadra - local que dará espaço ao prolongamento da avenida Tavares Bastos. Duas outras máquinas fizeram, durante toda a manhã, o trabalho de terraplanagem para nivelar a altura do conjunto à avenida João Paulo II, localizada nos fundos do residencial.
Todos os equipamentos desmontados pelos operários da Sesan, inclusive o poste de iluminação da quadra, estão sendo solicitados pelos moradores, que alegam pertencer à Associação de Moradores Lamartine Nogueira, do conjunto do Basa.
Em reação ao atos violentos de quinta-feira, os moradores mais uma vez mostraram sua indignação com a decisão do juiz Marco Antônio Castelo Branco, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Belém. Ontem, membros da associação e moradores fecharam a avenida Almirante Barroso, às 17h30, por alguns minutos, para protestar pacificamente contra o início das obras. Logo após a manifestação, cada morador fez questão de colocar seus nomes em um abaixo-assinado e se reunir em assembléia para deliberar sobre os próximos passos de resistência à decisão do juiz. Amanhã não está prevista mais nenhuma obstrução de vias públicas, apenas o impedimento da continuação das obras, se de fato ela ocorrer.
Os confrontos, bombas de efeito moral e sprays de pimenta não fizeram parte do ato no início da noite de ontem. A mobilização foi organizada e pacífica, com apenas uma hora e meia de duração. O impedimento da passagem de carros na avenida Almirante Barroso deixou o trânsito complicado, principalmente pelo horário mais movimentado, mas não causou maiores trantornos. De acordo com Fábio Mesquita, um dos membros da associação de moradores, os protestos estão apenas começando, mas de forma menos perigosa e mais organizada. 'A idéia é que amanhã (hoje) não seja fechada mais nehuma rua ou via pública, apenas vigílias da frente de nossas casas, para impedir a entrada de veículos não autorizados, dos funcionários da prefeitura e qualquer tipo de comemoração de abertura do conjunto', explicou.
Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio Pimentel, o projeto de ligação da avenida Almirante Barroso com a avenida João Paulo II já está pronto. 'Estamos executando a obra que vai interligar a avenida Tavares Bastos à João Paulo II. Acredito que em 30 dias devemos liberar o trânsito no conjunto', promete. O secretário afirma que o recurso para realização da obra é próprio e já está garantido.

Nenhum comentário: