quarta-feira, 6 de maio de 2009

Portel quer sinal da Globo

No AMAZÔNIA:

A Câmara Municipal de Portel, município do arquipélago do Marajó, aprovou no último dia 30 moção de repúdio contra o ato da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, que trocou a transmissão do canal de programação da TV Globo no município de Portel pela TV Cultura, cuja programação não agrada à maior parte dos munícipes, que já se queixaram por diversas vezes por meio da Câmara. A moção é de autoria dos vereadores Moisés Moreira da Costa Filho, líder da bancada do Partido Progressista (PP), e José Pereira da Costa, líder da bancada do Partido Verde (PV), e foi aprovada em sessão ordinária. O presidente da Câmara de Portel, vereador Washington Barbosa, já encaminhou a moção para conhecimento do prefeito de Portel, Pedro Rodrigues Barbosa, e a deputados estaduais que obtiveram votos em Portel nas últimas eleições.
De acordo com os vereadores Moisés Moreira da Costa Filho e José Pereira da Costa, autores da moção, as pessoas no município sempre tiveram por hábito assistir à programação de entretenimento da TV Globo, como as telenovelas, o que não é mais possível com a transmissão apenas da TV Cultura. 'Desde o ato da governadora, que mudou a transmissão da Globo para a Cultura, são frequentes as queixas dos moradores sobre a programação da TV aberta, e nós, vereadores, somos os únicos porta-vozes da nossa população', ressalta o vereador Moisés Filho. 'Portel é um município muito carente e quase sem nenhuma opção de lazer. As telenovelas e o ‘Jornal Nacional’ eram programas que faziam parte da cultura das pessoas, aqui em Portel, como uma das poucas oportunidades de lazer de quem passa o dia inteiro trabalhando em áreas rurais', completa o vereador José Pereira da Costa.
Na moção, os vereadores argumentam que a troca do sinal da Rede Globo pelo da Cultura aconteceu de forma abrupta e sem nenhum comunicado. 'A maioria são pessoas de baixa renda, pessoas sem condições de comprar uma antena parabólica, como alguns já fizeram na cidade. Nosso povo portelense está, em sua maioria, desempregado e por isso é vítima de ações arbitrárias como essa do governo', ressalta o documento assinado pelos vereadores.
O documento da moção ressalta ainda que, no dia 23 de abril, sete dias antes da aprovação do repúdio, a sessão especial da Câmara, que discutiu o assunto, foi realizada com a participação do vice-prefeito do município, que é filiado ao PT, o partido da governadora, e ainda com o vereador líder da bancada do partido em Portel, para não permitir a retirada do sinal, mas os apelos foram em vão, segundo o presidente da Câmara de Portel.

8 comentários:

Anônimo disse...

Portel vai muito mal com representantes como esses dois despreparados Moisés Moreira da Costa Filho e José Pereira da Costa...

Esses senhores, pelo visto, não possuem inteligência nenhuma para entender que as torres são da Tv Cultura e foram construídas alí para retransmissão da programação da Tv Cultura e não da Tv Liberal...

Como o contrato de cessão das torres para a programação da Tv Liberal era totalmente ilegal tudo foi desfeito e a programação da Tv Cultura ocupou o espaço normalmente.

Sob o ponto de vista da lei, a torre de Portel não pode ser cedida para previlegiar nenhum canal de televisão privada como é o caso da Tv Liberal pois assim as instalações de propriedade do Estado do Pará estariam a serviço do faturamento de empresas privadas e isto é proibido por lei, salvo se o Estado puder justificar tal procedimento e RECEBER REMUNERAÇÃO POR ISTO.

Portanto, no presente caso, JAMAIS PODERIA HAVER MOÇÃO DE REPÚDIO A ATO DE GESTOR ESTADUAL QUE FIZESSE CUMPRIR A LEI, como foi o caso da Governadora Ana Júlia Carepa nesse episódio..

Assim, a Camara Municipal de Portel falhou ao permitir tal aberração desses dois vereadores que estão certamente a serviço da falta do saber e da politicalha de baixo nível...

Com isto também, a Câmara de Vereadores de Portel assinou uma declaração de desconhecimento legislativo ao tempo em que expõe a todos, para além das fronteiras do município, o despreparo desses dois vereadores antas portelenses.

Quanta ignorância!

Anônimo disse...

Quanta ignorância...

Esses dois vereadores deveriam estudar e procurar fazer alguma minimamente inteligente...

Deveriam sim encaminhar um pedido à TV LIBERAL para que ela construisse uma torre de retransmissão em Portel para possibilitar que sua programação fosse vista na cidade...

Deveriam estudar para perceber que a moção que fizeram é totalmente DESCABIDA e sem função alguma.

Deveriam estudar para compreender que o Estado não tem obrigação de transmitir, às custas do contribuinte, qualquer programação de rede privada de televisão como é o caso em tela.

Esses dois vereadores estão envergonhando, tenho certeza, a inteligência de muitas pessoas boas e preparadas aí de Portel.

Tenho certeza que tal moção está a serviço da burrice, da pusilanimidade e da politicalha baixo nível e prostituta que se vende por dois tostões...

Anônimo disse...

A programação "Global" já não é lá essas coisas.
Mas, convenhamos, ser obrigados a assistir o dia inteiro propaganda do "governo da mudança" na "Terra de direitos", já é demais.
Ufa!

José Pereira da Costa disse...

Com certeza, essa pessoa que fez o primeiro comentário é assessor especial da governadora, ganhando salário altíssimo para defendê-la. Mora em Belém tem vários canais a sua disposição, nunca veio em Portel para saber as dificuldades do povo que mora nesta terra sem emprego e comida na mesa. Falta de emprego gerado por esse governo que ai está. O que o governo do estado deveria fazer era, através da funtelpa, lutar pela liberação de mais canais e não empurrar de goela-a-baixo o sinal da TV Cultura, não sou contra o Canal Cultura, porém, não posso deixar de me posicional pela retirada arbitrária do sinal da Globo.

Anônimo disse...

A bem da verdade esclareço que a programação "Global", a propaganda do "Governo da mudança" na "Terra de direitos" e a programação da TV Cultura não tem nada a haver com o fato motivador da Moção de Repúdio totalmente ignorante e imprópria patrocinada pelos dois vereadores portelenses alienados culturalmente e sem rumo intelectual...

O que está bem claro é que eles -- os dois vereadores -- protestaram em função da Governadora ter retomado um patrimônio da Funtelpa, que estava irregularmente em poder da Tv Liberal e que por consequência disto os programas da Tv Liberal deixaram de ser transmitidos para aquela área... uma vez que a proprietária de fato e de direito, a Funtelpa, passou a utilizá-lo para difusão de suas atividades de comunicação...

Claro está que a tal moção é totalmente imprópria e encerra pura ignorância e outros motivos politicalheiros de péssima reputação...

Agora, quanto à programação da Tv Cultura, assim como do SBT, Tv Liberal, Tv Record etc...todos quantos se sentirem prejudicados e brindados com qualquer coisa insatisfatória DEVEM PROTESTAR OU APRESENTAR SUGESTÕES DIRETAMENTE A SEUS DIRIGENTES EXECUTIVOS LOCAIS... Isto é um direito que qualquer um pode exercer quando lhe aprouver.

Quanto à moção de repúdio apresentada, móvel dessas notas e comentários... Nada mais é que fruto da pusilanimidade e da ignorância no mais alto grau.

Coitada de Portel... Terra boa e hopitaleira e que certamente não merece essas duas antas políticas...

Anônimo disse...

Eu só me admiro é do vereador moisés, que trabalhou tanto tempo na retransmissora de portel e desconhece que esta torre é de direito da funtelpa e não de empresa privada. ele deveria reivindicar sim a tv liberal mas não criticar a tv cultura que é uma tv educativa, valoriza a nossa região inclusive transmitindo o esporte do nosso estado e as belezas de nossa cidade de portel.

queremos a liberal, mas tambem queremos a tv cultura em nossa cidade.

Anônimo disse...

Os vereadores de portel ao invés de estarem se preocupando com a tv cultura, deveriam se preocupar com as ruas eburacas de portel e o anexo da ecola Paulino de Brito onde funcionava a semed, que não oferece estrutura para o bom desenvolvivento da educação, com salas de aula com temperatura quente que mas pare fornos doque sala de aula, os professores e alunos adoecendo por conta disso.Uma ``scola´´ que nem bebedouro tem para as crianças. Se fala tanto em educação de qualidade, mas como pode ter qualidade se as aulas nesse estabelecimento só começaram em março e o ambiente não oferece estrutura? sem falar que a escola Armando pinto Gomes ,um patrimonio Histórico de portel, foi estinta para dar lugar para a secretaria de educação onde a secretária e seu acessores estão na maior mordomia. Enquanto os alunos e professores estão sofrendo com precariedade. Só vereadores semi-analfabetos que viram as costas para os problemas de seu município e se preocupam com uma emissora que está divulgando a cultura do nosso estado.Não vou divulgar meu nome para não ser perseguido, mas quero que a reportagem da tv cultura venha aqui em portel e denuncie este desmando. Sou mais Cultura.

Anônimo disse...

Realmente tem tanta coisa para ser feita em nosso municipio, que não daria tempo de se preocupar com a transmissão de um canal que traz a cultura para o nosso municipio, bem portel, é um municipio que não tem cultura, talvez seja por isso, que esses vereadores sem cultura não gostaram da programação. E ainda escreve um comentario chamando o povo de Portel de miserável. Só sendo muito ignorante mesmo.