quarta-feira, 6 de maio de 2009

O Congresso em Foco fora do ar

Do Congresso em Foco

Segundo o medidor de audiência WebTrends, o Congresso em Foco teve ontem (terça, 5) 9.501 visitantes. Considerando a massa de internautas alcançada nas últimas semanas, sobretudo quando publicadas revelações importantes sobre a farra das passagens aéreas no Congresso, seria de se esperar que esse número se apresentasse bem maior. Ontem, publicamos matéria relatando como o influente senador Renan Calheiros (PMDB-AL) utilizou sua cota pessoal de passagens no período de 1º de junho de 2007 a 14 de fevereiro de 2009.
Por coincidência, e queremos acreditar que não passou disso (coincidência), este site ficou fora do ar ontem, por duas vezes, exatamente nos dois horários em que costuma ter pico de acessos: primeiro, pela manhã; e depois, à tarde. A boa infraestrutura tecnológica do portal iG, que nos hospeda, possibilita descartar a hipótese de queda por sobrecarga de acessos.
Assim, a causa mais plausível do problema parece estar relacionada com ocorrências técnicas associadas à implantação dos novos formato e arquitetura do site, implantação esta iniciada no final de março, mas ainda não inteiramente concluída. Com a colaboração do portal iG, a Brainter, empresa sediada no Rio que desenvolveu toda a parte de tecnologia do “novo Congresso em Foco”, está apurando o que aconteceu.
Estamos certos de que, em conjunto, o iG e a Brainter saberão encontrar a origem dos problemas técnicos ocorridos. Ambos têm se comportado em relação a este site não como meros parceiros comerciais, mas como aliados, providos de notável capacidade técnica para nos permitir superar aquele que foi no passado o nosso maior obstáculo: as deficiências no campo da tecnologia, aí incluídas as partes de design e programação para a internet.
Para tranquilizar nossos únicos patrões, os leitores, informamos que não há nenhum indício de que o site tenha sido alvo de alguma ação de sabotagem. Queremos crer, insistimos, que ocorreu apenas um problema técnico, que será identificado e enfrentado de modo a evitar a repetição de um fato que aqui relatamos com certo constrangimento. Afinal, nossa missão é mostrar o mundo do Congresso e da política, não o nosso próprio mundinho, de quem só busca fazer jornalismo independente e ético, na concepção de um sadio – não nos envergonhamos em dizer – projeto empresarial, beneficiando-se da revolução de custos e meios proporcionada pela WEB. Por isso, só voltaremos ao assunto se constatarmos que fomos vítimas de atos criminosos.
Nesse terreno, aproveitamos para registrar que nas últimas semanas não nos deixamos intimidar por aqueles que usaram de tribuna pública, fosse ela o plenário, fossem os veículos de comunicação mantidos pelo Congresso (ou seja, mantidos pelo cidadão contribuinte), para atacar este site. Ataques, vale destacar, em que não nos foi dada em igualdade de condições as possibilidades de manifestação e defesa que o Congresso em Foco procura garantir a todos, absolutamente todos, a qualquer tempo e a qualquer hora.
Com igual constrangimento, dias atrás, tivemos de publicar resposta a um deputado que certamente não havia compreendido nossos critérios editoriais na cobertura da farra das passagens. Não somos um “pelotão de fuzilamento”. Somos um agente da democracia, não da ditadura. Da informação, não da manipulação e da farsa. Da apuração longa e cuidadosa, não da reprodução de uma lista entregue de mãos beijadas ou daquilo que se “ouviu dizer”.
É com grande alegria que vemos tais atributos serem cada vez mais reconhecidos pelas pessoas com maior capacidade de formar opinião no Brasil. Entre eles, jornalistas, homens públicos, líderes sociais, analistas políticos, publicitários, empresários, aposentados, estudantes e uma vasta legião de “brasileiros de bem” – queremos resgatar esta expressão, hoje fora de moda. Essa gente, numerosa e com grande poder de disseminar opiniões, nos tem honrado com uma quantidade de mensagens, sugestões e manifestações de apoio que abarrotam nossas caixas postais. Responder, e muitas vezes ler, todos os e-mails tornou-se uma tarefa acima da nossa capacidade material e humana.
A todos, que têm entendido perfeitamente nossa visão sobre aquilo que o Congresso poderia ser, nosso pedido de desculpas. Também aí estamos buscando as soluções necessárias para manter em dia, e incrementar, a comunicação direta com os leitores, aspecto fundamental da proposta do Congresso em Foco. E é em lealdade a essas milhares de pessoas que publicamos este esclarecimento, acrescentando que podemos ficar fora do ar por algumas horas. Mais que isso, não. Que os incomodados se acostumem: viemos para ficar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vai ver já tem até deputado-hacker, sumano!
Eles são capazes de tudo, alguém duvida?!