sexta-feira, 22 de maio de 2009

Não é a comunicação que conta. É o próprio governo.

De um Anônimo, sobre a postagem Ana Júlia vive dilema para fazer mexida na Secom:

O milagre que a governadora está esperando não vai acontecer.
A comunicação de um governo depende, antes de tudo, de dois fatores: primeiro, as realizações objetivas desse governo; segundo, a quantidade de recursos disponíveis para executar as ações de comunicação, especialmente na mídia de massas - TV, rádio, jornal.
O governo não fez nada. Ou melhor, fez uma boa quantidade de bobagens. Mas não tem obras. Nada que tenha sido tirado do chão pela governadora. Nada que seja digno de nota. É uma nulidade.
Segundo, embora o orçamento de publicidade nesse governo pareça grande, o financeiro é pequeno. Ou seja, ele não consegue manter regularidade porque deve aos grandes veículos cerca alguns milhões de reais; deve às agências, deve às produtoras, deve a profissionais.
Então, mudar o motorista desse carro desgovernado não vai dar em nada.
O governo Lula faz pouca propaganda.
Basta ligar a TV para perceber que o governo federal não é mais o principal anunciante do país - posto que manteve por três décadas. Mas o presidente, atacado pela imprensa todo dia, continua batendo recordes de aprovação e de preferência popular.
O que explica isso não é "a comunicação" do governo, mas o próprio governo. Se o governo é incompetente, indolente, constrói alianças em base a promessas que não cumpre, deve a Deus e todo mundo, pode vir quem vier. Vai ser a mesma craca.
Acho que as pessoas esquecem, mas o doutor Fábio veio para substituir Fátima Gonçalves.
Chegou como anjo vingador, demitiu duas dezenas de jornalistas e remontou a máquina da Secom, que deixou de ser coordenadoria e passou a ser secretaria. Mas não funcionou.
E não funcionou não porque o Fábio não quis ou porque ele seja "incompetente", mas por uma razão mais simples: saco vazio não se põe em pé.

2 comentários:

Anônimo disse...

Saco Vazio!??? Ora faça-me o favor! Isso não tem desculpa, não. É incompetência mesmo! Incompetência do governo, que mais parece uma prefeitura corrupta de município pequeno e, por que não, do próprio Fábio Castro, que não teve competência e voz pra fazer evitar que a secretaria fosse envolvida em escândalos como o dos Kits.

Anônimo disse...

PERFEITO, ESTE O QUADRO GERAL DO NADA QUE É ESTE GOVERNO!