terça-feira, 26 de maio de 2009

Fiepa comemora Dia da Indústria

Empresários de todo o Pará e presidentes das entidades de classe estiveram reunidos nesta segunda-feira (25), na sede da Federação das Indústrias do Estado Pará (Fiepa) para o Dia da Indústria. Mesmo passando por forte crise, o setor aproveitou a ocasião para discutir alternativas que desobstruam os gargalos impostos pelo contexto atual. O ex-governador Simão Jatene e o senador Flexa Ribeiro estiveram presentes na comemoração e firmaram compromisso para com a causa do setor produtivo paraense.
“É o setor produtivo, e não o político, que norteia a economia local. Este segmento precisa ser ouvido, pois é ele quem realmente gera riquezas para o nosso Pará. Precisamos superar os desafios e, se necessário, construir pactos e respeitar as diferenças. Temos espaço para todas as formas de capital, tanto o artesão, o micro e o pequeno empresário, industriais, enfim, um segmento bastante diverso que tem uma importância fundamental para a economia paraense”, ressalta o ex-governador Simão Jatene.
De acordo com dados do Centro Internacional da Indústria (CIN-Fiepa), nesse primeiro quadrimestre desse ano, apenas cinco dos 24 principais produtos da pauta de exportação tiveram resultado positivo, o restante - se comparado ao mesmo período de 2008 – registrou variação negativa, consequência da baixa demanda dos parceiros comerciais do estado do Pará, o que impactou diretamente na queda da produção local. A exportação madeira, por exemplo, desabou. Enquanto que no primeiro quadrimestre de 2008 as vendas ao exterior foram de 298 mil toneladas, neste ano caíram para 118 mil.
“Não podemos esmorecer. Passamos por um período complicado, mas temos confiança que tão logo sairemos dessa crise, posicionando novamente o estado do Pará como uma importante potência econômica do país”, afirma o presidente da FIEPA, José Conrado Santos.
Como solução para minimizar os impactos da crise - a qual afeta mais diretamente o comércio exterior – o setor produtivo paraense começa a focar no mercado interno, estimulando a demanda local e, consequentemente, a produção industrial. Nesse sentido, a Fiepa promove - no período de 27 a 30 deste mês, no Hangar – a nona Feira da Indústria do Pará (Fipa).
A Fipa é a vitrine do setor produtivo paraense. Este ano, a expectativa da coordenação é atrair mais de 40 mil pessoas nos quatro dias de exposição. Além de expor o que o setor produtivo paraense tem de melhor, a feira é uma importante fonte de geração de novos negócios. “Mesmo que a feira não seja especificamente para o fechamento de negócios, ela proporciona um grande network, ou seja, uma rede de contatos para a realização de futuros negócios que ultrapassam as fronteiras paraenses. Além disso, diante da crise mundial o momento é de criar alternativas para manter a produtividade e a FIPA vai promover essa interação entre diversos segmentos industriais“, conclui o presidente da Fiepa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fiepa

Nenhum comentário: