terça-feira, 5 de maio de 2009

Casarão desaba no centro

No AMAZÔNIA:

O desabamento de parte de um casarão localizado na rua Aristides Lobo, na noite de ontem, assustou moradores da vizinhança e provocou a interdição de trecho da via para veículos e pedestres. A casa estava desabitada há vários anos e ninguém ficou ferido. A poeira tomou conta das residências que ficam na frente do antigo casarão.
O prédio ocupava grande parte do quarteirão da rua Aristides Lobo, entre a travessa Padre Eutíquio e rua Carlos Gomes, no bairro da Campina, próximo à praça da Bandeira. O Corpo de Bombeiros foi acionado por meio do Centro Integrado de Operações (Ciop) e, como uma das primeiras ações, fez a interdição da travessa Padre Eutíquio, no cruzamento com a rua João Diogo, esquina da praça da Bandeira. O trecho da Aristides Lobo até a Carlos Gomes também está interditado.
O subtenente Niseas, comandante do socorro do Corpo de Bombeiros, disse que a passagem de veículos e pedestres teve que ser interrompida, pois além do entulho que tomou a rua, existe o risco do desabamento do restante do casarão.
Ainda de acordo com o subtenente as autoridades municipais, como Secretaria de Saneamento (Sesan) e Fundação Cultural de Belém (Fumbel), foram acionadas para a retirada do entulho e avaliação sobre o que fazer com o restante do prédio, que é tombado pelo patrimônio histórico.
Embora tenha assustado muito moradores de casas vizinhas, o desabamento do velho casario não chegou a ser uma surpresa para as pessoas. Morador da vizinhança desde a infância, Augusto Risuenho, de 28 anos, comentou que a casa estava interditada por apresentar riscos de desabamento há pelo menos sete anos e desde então não era mais habitado.
Ontem, por volta das 20 horas, Augusto disse que estava dentro de casa quando passou a ouvir estalos. O desabamento teria sido lento, sem grandes estrondos, mas o que despertou a atenção de todos foi a imensa nuvem de poeira que rapidamente tomou da casa. 'Chegamos a ouvir o som abafado de algumas pedras lançadas contra a parede de casa', disse o rapaz. Nova vistoria do Corpo de Bombeiros, junto com as autoridades municipais deve ser realizada na manhã de hoje.

Um comentário:

Anônimo disse...

Atenção para os repórteres do Amazônia: É importantíssimo conhecer a cidade onde vivem. Esse trecho da Aristides Lobo jamais poderá existir entre a Padre Eutíquio e a Carlos Gomes simplesmente porque a Carlos Gomes é perpendicular à Padre Eutíquio. A mesma notícia saiu no Liberal. Google maps neles!