sexta-feira, 15 de maio de 2009

Blogsfora, tudo! Tudo de bom.

Simone Romero, também ela, rendeu-se ao feitiço da blogosfera.
E põe no ar o seu Blogsfora, nada!
Ela mandou o link para alguns amigos e pediu que dissessem o que estão achando.
Os daqui respondem: ótimo.
Simone atualmente é editora de Economia de O LIBERAL e também marca presença diariamente, nas manhãs da Rádio O LIBERAL/CBN, numa inserção em que comenta temas econômicos, mais voltados para o bolso do consumidor, durante o programa bem conduzido por Cleiton César.
A passagem de Simone por várias redações e também como assessora de Imprensa do Poder Público conferem-lhe experiência e credibilidade para brindar seus leitores com textos que renderão, com certeza, bons debates.
Como este aí embaixo, que retrata perfeitamente a desimportância da região Norte no âmbito deste fictício pacto federativo.
Leia o texto e visitem o Blogsfora, nada!

--------------------------------------

Sem Norte

As enchentes nas regiões Norte e Nordeste dão um bom caldo para reflexão sobre o que nós aqui de cima representamos dentro do "pacto federativo".
Nada. Não representamos nada.
Essa é a grande verdade. Para usar uma expressão em moda atualmente, o País está "se lixando" para nós. E isso, vale ressaltar, não é de hoje. Nunca tivemos uma política séria voltada para o desenvolvimento da Amazônia. Todas as políticas sempre foram destinadas a sugar nossos recursos em troca de miçangas e espelhos.
Somos um bando de selvagens que até precisam ser preservados para o bem da atropologia, mas não merecemos nenhum crédito, em todos os sentidos que a palavra crédito pode ter.
É bem verdade que também historicamente sempre fomos, por nossa própria culpa, muito mal servidos de representantes políticos. Nossos políticos no Congresso são notáveis em defender interesses pessoais, mas quase nunca se apresentam para defender os interesses coletivos.
Falei tudo isso porque quero comparar as enchentes aqui com as de Santa Catarina.
Os catarinenses ficaram submersos e houve comoção nacional.
E aqui? Nada. Nada mesmo.
O presidente Lula fez questão de se mostrar para a mídia sobrevoando o Vale do Itajaí. E agora, quando vai sobrevoar o Norte?
Não valemos nenhum voto? Ok, que não venha. Nosso presidente é mesmo muito ocupado. Tem muito lugar melhor para visitar e fazer lobby.
Mas então porque não edita uma medida provisória como a que beneficiou os catarinenses, liberando o FGTS para as famílias atingidas pelas cheias no Norte e no Nordeste? O que falta para isso?
Na Região Sul o problema agora é a seca e o governo já fez questão de divulgar que vai liberar crédito adicional para os produtores sulistas que perderam suas safras. Nada mais justo, mas porque não aproveita o ensejo e anuncia medidas que beneficiem também a população e o setor produtivo do Norte e do Nordeste?
É, parece que não vamos conseguir muita coisa por aqui. Então vamos para a mídia.
Onde estão as imagens da destruição nas cidades dos Norte e do Nordeste acompanhadas, ao fundo, por aquela música de cortar o coração, nas edições dos jornais nacionais? Não temos direito sequer a uma reportagem especial melodramática.
As cheias na nossa Região não ocupam o noticiário até o limite da exaustão, como aconteceu com Santa Catarina.
Nosso drama é menor?
Cadê a Rede Record e o seu Instituto Ressoar anunciando que vai construir casas para os desabrigados de Altamira? Será que eles pensam que o povo de Altamira está acostumado a morar em árvores e por isso não precisa de moradia?
Ontem, em um telejornal da manhã eu vi uma notícia terrível. A Defesa Civil de São Paulo tinha uma quantidade grande de donativos para encaminhar para o Norte e Nordeste, mas as doações estavam se perdendo porque não tinha transporte aéreo.
A Defesa Civil ainda estava negociando com as Forças Armadas para ver se liberavam um avião!É o cúmulo! Precisa negociar esse tipo de coisa? Pior: precisa a Defesa Civil cutucar as Forças Armadas para elas se mobilizarem?
Por que? Será porque não fazemos parte do Sul Maravilha?

3 comentários:

Anônimo disse...

O pior é que, depois da Marina Silva, quem decide o que é melhor para a Amazônia são os ministros Mangabeira Unger e aquele carioca da zona Sul que anda de colete colorido (esqueci o nome dele! mas, se o cidadão é mesmo desprezível, como lembrar-lhe o nome?) do Meio Ambiente.
Acho que o Tim Maia faria mais do que os dois reunidos.

Carlos Mendes disse...

Parabéns, Simone, você marca mais um tento de modernidade, agora na blogosfera. Aquela menina tímida, com ar doce, que começou na Folha do Norte, em 1990, vai aos poucos mostrando a que veio.

Carlos Mendes

Anônimo disse...

Perfeito!
Faltou só você falar da nossa débil saúde. Seria isso mesmo que muitos de nós gostaria de ver questionado nas lentes da TV Senado,TV Câmara ou TV Globo. Seria essa bandeira que, muitos de nós, gostaria de levantar, de lutar ou morrer!
Parabens, amigo, por escrever, com tanta propriedade, tudo aquilo que eu não sei dizer!