sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ana Júlia e Jader neste fim de semana: em clima de decisão

Este final de semana pode ser o dia D – ou o final de semana D, se quiserem – para a aliança entre o governo do Estado e o PMDB, uma aliança que, vocês sabem, já não passa de uma ilusão de ótica.
E ambos, Ana Júlia e Jader, vão atravessar o Rubicão.
O deputado Airton Faleiro (na foto, pinçada do site da Alepa), líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado, disse ao blog nesta quinta-feira (21), logo depois de sair de um almoço com a governadora Ana Júlia Carepa, que ela deverá se encontrar neste final de semana com o deputado Jader Barbalho, presidente regional do PMDB.
A governadora, adiantou Faleiro, direcionará a conversa para o seguinte rumo: é ficar ou largar. Ou fica e se comporta como aliado, para fortalecer o governo, ou então é melhor sair. Assim será melhor para os dois lados, deve argumentar a governadora.
Ana Júlia ressaltará a Jader que o governo e o PT têm interesse em que o PMDB se mantenha no governo. Mas vai advertir que, se os peemedebistas quiserem continuar como integrantes da base aliada, deverão se conduzir como aliados, e não como oposição.
Faleiro informou ainda que, conforme ficou acertado com a governadora, a indicação de Alberto Campos Ribeiro para diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em lugar de Lívio Assis, que foi indicado pelo PMDB e entregou o cargo, vai aguardar o resultado da reunião deste final de semana entre Ana Júlia e Jader. “Se houver um acordo que permita ao PMDB continuar apoiando o governo, será feita a nomeação. Do contrário, não”, explicou o líder do governo.
Faleiro rejeitou a alegação do PMDB de que tem sido maltrado pelo governo e que perdeu espaços políticos para o PT. “Se nós formos fazer uma comparação, o PMDB teve muito mais espaços no governo Ana Júlia do que os espaços que tinha no governo anterior, quando chegou a apoiar o governo do PSDB. O que acontece é que, no decorrer do governo, houve várias mudanças. E não houve reposição [das indicações para os cargos]”.
Faleiro deu o exemplo de agora, quando o PMDB desistiu de indicar os novos diretores do hospital Ofir Loyola, em substituição à diretoria anterior, toda ela indicada pelo PMDB e que se exonerou em protesto contra as conclusões de uma fiscalização feita pela Auditoria Geral do Estado (AGE). Além dessa desistência, o partido também entregou todos os cargos das Regionais da Sespa no interior do Estado. “Se o PMDB não indicar os novos ocupantes, a governadora vai indicá-los”, disse o deputado.

Governabilidade não está ameaçada
O líder do governo admitiu que o clima de exasperação entre o PMDB e o PT força o governo a trabalhar com dois cenários: ou o de construir – ou reconstruir, se quiserem – uma aliança sólida, com a participação do PMDB como aliado, ou então de romper definitivamente.
Na especulação sobre um segundo cenário, o do rompimento, Faleiro considera que isso seria mais racional e mais lógico do que manter o quadro atual, em que os peemedebistas ficam de um lado, com um discurso incendiário e de acusações ao governo, enquanto o PT e o governo se veem obrigados a ficar no lado opostos, amparados num discurso de igual contundência para responder aos ataques.
Faleiro considera que um eventual – e cada vez mais iminente – desembarque do PMDB do governo seria uma perda política de monta, mas está certo de que a governabilidade da gestão Ana Júlia Carepa não estará nem de longe ameaçada.
“Hoje, na Assembleia Legislativa, temos apenas os oito deputados do PSDB como oposição. Se o PMDB romper, nós ainda podemos fazer uma composição de 23 deputados que apóiam o governo, incluindo os do PT, os do G8 e outros deputados. É evidente que, nessa circunstância, teremos de construir uma nova base, inclusive com a divisão de cargos”, explicou Faleiro.

8 comentários:

Anônimo disse...

Neste Governo do Fuxico ninguem se salva. Todos sabem que o PT é ruim de acordo, só quer venha nós o vosso reina nada. O PMDB não larga o osso porque praticamente está com os Orgãos arrecadores é o caso do DETRAN e COSANPA, assim como controla 80% das verbas do PAC. Será que arrumaria outra boca igual a esta agora? Portanto não largará agora este Governo do faz de conta.

Anônimo disse...

Olha só esta negociação. Se tu quer pega, se tu não quer larga. Vai negociar bem assim lá na Palestina meu amigo.
Qual será a primeira CPI? A do Hangar, a dos Kits?

Anônimo disse...

Alguém ter que dizer ao Faleiro, que não se trata de apoio apenas na Assembléia. Tem que se analisar a base dos deputados, desse pessoal fisiológico do G. Será que eles vão trabalhar para reeleger a Ana Júlia? Ou será (o mais provável), que cada um vai se esforçar para eleger quem os seus partidos apoiarem. Lembrem-se que no G, tem deputado até do PSDB.

Anônimo disse...

O dep Airton Faleiro transmitiu ao PMDB um recado da governadora. Não entendeu quem não quis. O Faleiro foi no ponto: o PMDB tem de se comportar direitinho se quiser continuar no governo. Até agora só chora de barriga cheia.

Anônimo disse...

O PMDB tem que sair mesmo, e o PT tem que ver que o PMDB não precisa deles, muito pelo contrário, eles é que precisam do PMDB! PTsaudações

Anônimo disse...

Prezado PB,

Noto que o nobre jornalista sempre recorre a eventos históricos para contextualizar as discussões do presente.

Parabéns.

Abs.

P.S.: Acho que o Jáder atravessa, sim, o Rubicão, ao passo que a nau da governadora vai parecendo, cada vez mais, com o Titanic...

Poster disse...

Anônimo,
Voc}ê, sim, é que merece os parabéns para comparação.
Perfeita!
Abs.

Anônimo disse...

Olá Paulo e Anônimo 13:30, gostei desta história de contestualizar, só que vou comparar ese governinho com o futuro: Caminha para o Apocalipse administrativo.