domingo, 17 de maio de 2009

Almir "Bonaparte" Gabriel, o que está na “Ilha de Elba”

Em comentário sobre a romaria da tucanagem a Bertioga, um Anônimo compareceu aqui e, em comentário deixado na caixinha, considera que seria mais conveniente comparar o momento vivido pelo ex-governador Almir Gabriel ao que Napoleão viveu não propriamente na Ilha de Elba, como indicado na postagem, mas na Ilha de Santa Helena.
Diz o Anônimo:

Você se refere à "ilha de Elba" para descrever o momento vivido por Almir Gabriel, a quem admiro pessoalmente. Mas acredito que ele esteja vivendo hoje em um mundo mais assemelhado à "ilha de Santa Helena", de onde Napoleão Bonaparte só saiu morto após ter sido ali aprisionado pelos ingleses.

Pode ser.
Essas duas ilhas foram decisivas não apenas na vida de Napoleão, mas foram decisivas para o curso da História.
O propósito da comparação feita na postagem, todavia, foi enfatizar não o fim em definitivo, não o ocaso irreversível, como a Ilha de Santa Helena significa.
O objetivo foi mostrar que, mesmo tendo se exilado em Bertioga – e Almir se exilou na Ilha de Elba -, de lá ele maneja os cordéis do que ainda lhe resta de influência no partido.
E não é pouca influência.
Para entender melhor, leia aqui esta passagem que se refere a Napoleão na Ilha de Elba.

Em 1814 tomam Paris e formam um governo provisório, dirigido por Talleyrand, que depõe Napoleão. Ele abdica do posto do imperador e exila-se na ilha de Elba, que obtém como principado. Os Bourbon retornam ao poder e entronizam Luís XVIII, irmão de Luís XVI (guilhotinado durante a Revolução Francesa).
Napoleão, do fundo de seu retiro, não deixava de se informar do que sucedia no continente. Conhecendo as deficiências do governo, sabe que o exército quer vê-lo novamente no comando. Foi em tais circunstâncias que Napoleão fugiu da Ilha de Elba e desembarcou na costa Meridional da França, a 1º de março de 1815. Foi recebido em toda a parte com alegria delirante pelos camponeses e pelos ex-soldados.


Pois é.
Napoleão, do fundo de seu retiro, não deixava de se informar do que sucedia no continente.
Almir, do fundo de seu retiro em Bertioga, não deixava de se informar do que sucede no Pará.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem também o Simão Robson Amigo da Onça Jatene.

Anônimo disse...

Prezado PB,

Conforme havia prometido, vc explica, enfim, por que considera Bertioga a "ilha de Elba" do nosso querido Almir. Talvez vc tenha razão em sua sucinta, mas brilhante análise. Mas considere que, sem embargo, Napoleão Bonaparte deixou Elba e, com pouco mais cem homens, retornou triunfante a Paris, pois as tropas que foram mandadas para prendê-lo, depois de ouvi-lo, decidiram acompanhá-lo no retorno triunfante. Triunfante, mas efemero, como sabemos.
Porque Napoleão governou por cerca de 100 dias até ser derrotado em Watterlow (não sei se escrevo certo o nome, mas o local fica na Bélgica).
Vc tem razão: Almir Gabriel não está em Santa Helena no sentido figurado, mas em Elba.
Esperemos, todavia, que, com este retorno, não acabe como "O Corso", ou seja, sozinho e isolado em sua Santa Helena, prisioneiro das lembranças de suas vitórias e derrotas eleitorais.

Abs.