domingo, 25 de janeiro de 2009

Simão Jatene será operado

No AMAZÔNIA:

O ex-governador do Estado do Pará, Simão Jatene, 59, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Porto Dias. Ele procurou atendimento médico anteontem na Unidade de Urgência com queixas de dor torácica intermitente.
Segundo o boletim médico divulgado ontem, Simão Jatene passou por avaliação médica e foi submetido a cineangiocoronariografia (termo técnico para cateterismo cardíaco), com diagnóstico de coronariopatia (doença que atinge artérias do coração).
Até a noite de ontem ele permanecia sob monitoramento na Unidade Terapia Intensiva Cardiológica. Segundo informações do boletim médico assinado pelo gerente de UTI do Hospital Porto Dias, o médico Rômulo Ninca, o ex-governador será submetido à angioplastia amanhã. Trata-se de uma cirurgia realizada com o objetivo de desobstruir uma artéria do paciente.
Os médicos identificaram, após o cateterismo, o entupimento de uma artéria do coração de Jatene, que passa bem e deve deixar a UTI ainda hoje.
Segundo informações, Simão teve que fazer um cateterismo na noite de anteontem após passar mal. Ele sofre de pressão alta. O cateterismo é um exame cardiológico invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares.
O exame permite, por exemplo, a visualização de um estreitamento, geralmente formado por uma placa de gordura, na artéria coronária. Após o procedimento, Jatene foi para a UTI, procedimento que é normal após esse tipo de exame.
A angioplastia é uma cirurgia que consiste na colocação de um stent na artéria. O stent é uma estrutura metálica introduzida fechada na artéria e expandida no local onde está a placa de aterosclerose que provoca o entupimento. Ao ser comprimido, o conteúdo fibrótico da placa é esmagado contra as paredes da artéria e o stent ali colocado garante a passagem do sangue.
A cirurgia é realizada por cateterismo intervencionista, ou seja, utilizando um cateter com visor na extremidade que ajuda a localizar o ponto exato em que está a obstrução.

5 comentários:

Anônimo disse...

Apenas uma correção:
O normal, após um exame de cateterismo, é o paciente ter alta, se estiver tudo normal, ou ir para um apartamento se ficar comprovada a necessidade de outros procedimentos, até cirúrgicos.
A ida de um paciente para uma unidade de tratamento intensiva, após esse exame, só tem um motivo. O paciente enfartou ou está em processo de enfarto, daí a necessidade de acompanhamento intensivo.
Procure ouvir um cardiologista, ou cirurgião cardíaco da sua confiança, para confirmar minhas informações.
Geralmente, essas assessorias de políticos procuram minimizar as coisas, e acabam passando informações erradas para a imprensa, como essa que você acabou de publicar no seu prestigioso blog, e que também foi publicada na coluna Repórter 70, do jornal O Liberal. desde domingo.
Com certeza, tendo como fonte, a mesma assessoria do ex governador.
Atenciosamente

Anônimo disse...

Bom dia, caro Paulo:

breve recuperação ao ex-governador Simão Jatene. Que seu coração,que, moralmente, jamais precisou ser "desentupido", pulse ainda com mais vigor pelo Pará.


Abração.

Anônimo disse...

Será que o blog pode atualizar o estado de saúde do ex governador, com o último boletim médico do hospital ?

Poster disse...

Anônimo das 08:12,
Você está certo.
Além de você, estão certos o blog e o assessor.
Porque o ex-governador já está num apartamento, onde tomou o café da manhã neste domingo. O que confirma que não teve um infarto. Se tivesse, ainda estaria na UTI.
Confira a mais recente postagem do blog.
Obrigado, de qualquer forma, pela informação.
Abs.

Poster disse...

Anônimo das 11:55,
Já tem atualização no blog.
Confira lá.
Abs.