sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

PMDB entre Rocha e Helenilson Pontes

Vocês pensam que é apenas Nova York a cidade que nunca dorme?
Não é.
Santarém também não dorme.
Nesta época de pré-eleição de 8 de março, Santarém não dorme.
Até há pouco, por volta das 2h da madruga, rolava na residência do peemedebista Helenilson Pontes uma reunião de que participavam, além do dono da casa, o ex-deputado José Priante, presidente do PMDB de Belém, e lideranças de seis pequenos partidos.
Era mais uma reunião, dentre tantas outras que os peemedebistas têm feito nos últimos dias em Santarém, para buscar o nome do partido que concorrerá à eleição de 8 de março próximo, que vai escolher os novos prefeito e vice do município, isso, é claro, se não for suspenso o processo eleitoral, como pretende o PT da ex-prefeita Maria do Carmo.
O quadro, no momento, é o seguinte.
O deputado estadual Antônio Rocha, presidente municipal do PMDB em Santarém, já se considera candidato do partido à eleição de 8 de março. Ele mesmo garantiu ao blog por telefone, ontem à noite, que não apenas será mantida a aliança de 12 partidos que participou da coligação que elegeu a ex-prefeita Maria do Carmo, como o PT já aceitou integrar sua chapa com um candidato a vice, cujo nome seria anunciado até amanhã.
De outro lado, o jurista Helenilson Pontes não desiste em ser apontado como o candidato do PMDB. Ele garante ter o apoio de seis partidos, pelo menos. Para provar isso, levou as lideranças das seis agremiações para colocá-las frente a frente com Priante, oferecendo-lhes a oportunidade de dizerem de viva voz que apóiam a candidatura dele, Helenilson.
Mas não se descarta a possibilidade de que o presidente da Câmara de Santarém e prefeito interino, José Maria Tapajós, também dispute pelo PMDB. Ele seria o candidato preferido da ala petista apoiada pela tendência petista a ex-prefeita Maria do Carmo, a Unidade na Luta.
E haja reuniões até domingo, prazo fatal para que as convenções partidárias homologuem os nomes dos candidatos, segundo o prazo fixado pela resolução aprovada na semana passada pelo TRE.
Enquanto o PMDB não se define, o PSDB já decidiu que vai mesmo disputar o pleito com Alexandre Von, deputado estadual.
E o DEM, ao que tudo indica, indicará o vice de Alexandre, porque o deputado Lira Maria, temeroso de perder nas urnas mais uma vez, não deverá mesmo disputar, preservando-se na condição, digamos, de “grande eleitor”.
Enquanto isso, Santarém não vai dormir.
Nem de dia, nem de noite.
Até 8 de março.

2 comentários:

Anônimo disse...

O POSTER ESTÁ DESINFORMADO, APESAR DE SER SANTARENO. O DEPUTADO ANTONIO ROCHA É O CANDIDATO DO PMDB, COM OU SEM O PT NA VICE. NELIO AGUIAR É O CANDIDATO APOIADO PELO HELENILSON, FOI BATIDO O MARTELO EM TORNO DE NÉLIO POR SEIS PARTIDOS. O DEPUTADO LIRA MAIA SE NÃO DISPUTAR A ELEIÇÃO NÃO É POR MEDO DE PERDER. SE TIVESSE MEDO, NÃO TERIA ENFRENTADO SOZINHO OS 12 PARTIDOS QUE APOIAVAM MARIA. AGORA QUE ESSE GRUPO ESTÁ RACHADO, AI QUE LIRA MAIA TERIA AINDA MAIS CHANCES DE SUPERAR OS 42% DOS VOTOS QUE OBTEVE, JÁ QUE A SITUAÇÃO ESTÁ ESFACELADA, PODENDO SURGIR, AINDA, MAIS OUTRA CANDIDATURA NO PDT E A DO PRÓPRIO PT.

Poster disse...

Olá, Anônimo.
1. O poster não está desinformado, não. Apesar de ser santareno.
2. E você, apesar de ser santareno, não entendeu direito a postagem, porque lá está que o "o deputado Antonio Rocha já se considera candidato". Ele diz isso. E só porque ele diz, ele já é o candidato?
3. Helenilson Pontes pode até não ser candidato a nada. Nem a síndico de prédio. Mas até esta madrugada ele tentava, sim, viabilizar sua candidatura. Esta é uma verdade, não é desinformação.
4. Anônimo, o deputado Lira Maia não disputa esta eleição porque está, sim, com medo de perder mais uma vez. É evidente que ele não vai dizer isso, não é. Mas é isso. O mundo inteiro sabe, Anônimo. Santarém toda sabe, Anônimo. Só você é que não. E o poster é que é desinformado (rssssss).
Grande Anônimo, forte abraço.