sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Poema faz painel sobre o socialismo no século XXI

No painel ocorrido no Auditório Willi Hoss, no território do Fórum Social Mundial na UFPA, o socialismo foi o alvo das discussões. Reunidos em torno do tema "O Socialismo no Século XXI: o seu berço está na América Latina?", debatedores do Brasil, Espanha e Itália relataram experiências e trocaram informações com uma platéia interessada e questionadora. O evento, conduzido por Thomas Mitschein, faz parte da programação do Poema - Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia, durante o FSM.
Arnaldo Jordy, presidente estadual do Partido Popular Socialista (PPS); João Alberto Capiberibe (PSB), ex-governador do Amapá e ex-senador da República; Enrique Santiago, secretário Geral do Partido Esquerda Unida da Espanha; Ramon Mantovani, do Partido da Refundação do Comunismo na Itália e Mauricio Brusadim, secretário da Juventude - Verdes do Brasil, fizeram parte da mesa. Entre a teoria e a prática, a constatação de que há uma urgência em se buscar novos paradigmas para a construção do socialismo, o que para os palestrantes em questão é uma "necessidade social". "Não existem fórmulas prontas nem inexorabilidade nesse processo; a democracia, o diálogo com todos os setores e agentes da sociedade é um pressuposto a ser buscado", ressaltou Jordy.
O parlamentar paraense também destacou a importância da troca de experiências locais com setores da esquerda européia, uma vez que os desafios são muito próximos. "Devemos trabalhar o processo de renovação do socialismo, entre conceitos, valores, justiça social e sustentabilidade ambiental, sendo o ser humano o centro do processo", disse ele.
Para Jordy, a ética tem que existir no socialismo e jamais aceitar que os fins justificam os meios. O socialismo deve tornar-se uma prática cotidiana, uma eterna construção, compatibilizando as necessidades sociais de superação das desigualdades, com as necessidades de respeito e preservação do meio ambiente.
No domingo (01/02), Jordy participa de outro evento dentro do FSM com organização do Poema e OAB-PA. Será o painel "Questão Agrária e Violência na Amazônia", às 10h, também no campus da UFPA.

Fonte: Assessoria Parlamentar

2 comentários:

BLOG DO ENRÍQUEZ disse...

Paulo Bemerguy,

Gostei do debate, "O Socialismo no Século XXI: o seu berço está na América Latina?", realizado no POEMA, apenas sentí falta de algúm outro representante, além do Jordy e Capibiribe.

Poster disse...

É uma pena, Enriquez.
Um debate desse deveria ser dos mais prestigiados.
Abs.