sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Dengue tipo 4 volta a ameaçar

No AMAZÔNIA:

Um indiano, que chegou ao Pará em um navio aportado em Icoaraci, está sob o monitoramento do Instituto Evandro Chagas, Secretarias Municipal e de Estado de Saúde, mais Vigilância Sanitária por suspeita de ter contraído dengue do tipo 4, que foi erradicado do Brasil desde 1982.
A coordenadora de Vigilância em Saúde da Sespa, Ana Helfer, informou que o indiano sentiu-se mal, foi atendido no Hospital Abelardo Santos na quarta-feira, 28, e ontem realizou os exames necessários, sendo medicado e liberado para voltar ao navio.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi informada e ontem mesmo enviou uma equipe para fazer a inspeção da embarcação. 'O indiano fez o controle clínico e está bem. Se os sintomas retornarem, ele vai voltar ao hospital', confirmou Helfer, sem divulgar a identidade do paciente. Ela disse ainda que não acredita na ocorrência da dengue tipo 4 e que qualquer confirmação sobre a existência do vírus no Brasil deverá ser feita pelo Ministério da Saúde.
O indiano, segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde da Sespa, está no Brasil há mais de seis meses e não faz parte da população que veio à cidade para o Fórum Social Mundial. 'Ele foi atendido com suspeita de virose, possivelmente será dengue. Não existe tempo suficiente para fazer o isolamento do vírus', esclareceu.
Depois de detectar que um indiano não participante do Fórum está com dengue (que pode ser do tipo 4) e outro indiano participante do evento está com malária, a Secretaria de Estado de Saúde Pública decidiu fazer hoje uma grande ação de combate à dengue. 'Decidimos fazer isso porque a dengue é uma doença sazonal. Estamos no tempo de chuva, a população está acentuada no município e existe, então, a necessidade de despertar nas pessoas a consciência de que a dengue é um problema de todos. Todos devem participar para reduzir a quantidade de vetores', observou.

Nenhum comentário: