sábado, 31 de janeiro de 2009

Insatisfeitos, tembés abandonam Fórum Social Mundial

No AMAZÔNIA:

Os índios da etnia Tembé abandonaram o Fórum Social Mundial (FSM) em Belém/PA. Os indígenas alegaram que não encontraram eco para suas reivindicações e que as acomodações no local do evento não eram das melhores. Eles reclamaram, ainda, da falta de interlocutores para tratar da 'falta de investimento estatal nas aldeias'. Já os índios da etnia Surui, apesar de também não estarem satisfeitos com as condições em que foram recebidos na escola Mário Barbosa, vão permancer até o final das discussões, para assinar o documento com as principais reivindicações dos povos indígenas. Os Surui exigem, entre outras coisas, que os povos indígenas sejam tratados de forma igualitária em relação à distribuição das ações e das políticas públicas.
Segundo as lideranças Welton Surui e Teri Surui, as etnias têm recebido tratamento diferenciado na hora de receber benefícios do governo, e algumas etnias saem no prejuízo. 'Os convênios e os recursos para a saúde e para investimentos nas aldeias são repassados de forma desigual, e, não sabemos porque motivo, algumas etnias, como a nossa, Surui, recebe menos que outras com o mesmo tamanho e número de famílias', explica Welton Surui, da etnia localizada no sudeste do Pará, ao longo da rodovia BR-163, entre os municípios de São Domingos do Araguaia e São Geraldo do Araguaia.
Os tembés que deixaram Belém, além das reclamações sobre a falta de espaço nos debates, reclamaram muito das condições de hospegem, como a lona que os abrigou nas barracas, e que propagaram um calor considerado insuportável. As lideranças Tembé também mencionaram a falta de qualidade da comida oferecida tanto no acampamento da Ufra quanto nas escolas onde eles foram hospedados.

Nenhum comentário: