quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Chuva amazônica abre o Fórum Social Mundial

Nada melhor do que começar um grande evento, um evento histórico, e ainda por cima de dimensões mundiais, com uma chuva de dimensões amazônicas.
E nada melhor do que uma chuva de dimensões amazônicas para abrir evento com um Fórum Social Amazônia que se realiza na Amazônia.
Pois foi assim ontem à tarde.
“Foi um magnífico toró de 40 minutos que refrescou o calor intenso e tornou mais animada ainda a marcha (acima, na foto de Stael Sena) dos caminhantes do Fórum pelas ruas de Belém”, conforme resumiu uma jornalista, leitora aqui do blog e fonte de ótimas informações.
A chuvarada e a ventania derrubavam mangas das mangueiras – há cena mais típica do que essa em Belém? -, mas mesmo assim os manifestantes, completamente encharcados, cantavam o Hino Nacional, gritavam palavras de ordem, animando o trajeto, enquanto a chuva marcava presença.
Depois das milhares de pessoas que participaram da passeata, a chuva foi a grande estrela da tarde.
Tarde de chuva, ventania e mangas caindo.
Uma tarde típica de Belém.
A Belém do Fórum Social Mundial.

4 comentários:

Anônimo disse...

A FOTO É MUITO EXPRESSIVA E RECORDA O PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO.POR SINAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SIGNIFICA QUE AS GERAÇÕES PRESENTES SÃO RESPONSÁVEIS PELO DESTINO DAS FUTURAS.SIGNIFICA A NECESSIDADE DE BUSCAR UM PONTO DE EQUILÍBRIO ENTRE CRESCIMENTO ECONÔMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL E O USO E A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS A EXIGIR UM ADEQUADO PLANEJAMENTO TERRITORIAL QUE TENHA EM ALTA CONSIDERAÇÃO OS LIMITES DA SUSTENTABILIDADE.POR CONSEGUINTE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO IMPLICA O DESENVOLVIMENTO QUE ATENDE ÀS NECESSIDADES DO PRESENTE, SEM COMPROMETER A CAPACIDADE DAS FUTURAS GERAÇÕES ATENDEREM AS SUAS PRÓPRIAS NECESSIDADES.O FUTURO DA HUMANIDADE DEPENDE DA GLOBALIZAÇÃO PERMANENTE DO PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL TANTO NAS POLÍTICAS ECONÔMICAS GLOBAIS QUANTO NAS POLÍTICAS LOCAIS PROJETADAS E EXECUTADAS POR CASA PAÍS.

Anônimo disse...

A FOTO É MUITO BOA
O princípio do desenvolvimento sustentável foi empregada na Conferência Mundial de Meio Ambiente, realizada em 2002, em Estocolmo e reiterada nas demais conferências sobre a problemática ambiental, notadamente na ECO-92.
Na Constituição Brasileira de 1988, o princípio do desenvolvimento sustentável está consagrado no artigo 225:"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado..., impondo-se ao Poder Público e à coletividade dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".
Assim, o crescimento econômico não pode ignorar o fato de que os recursos ambientais são esgotáveis.

Anônimo disse...

OUTRO TIPO DE GLOBALIZAÇÃO
"Um mundo solidário produzirá muitos empregos, ampliando um intercâmbio pacífico entre os povos e eliminando a belicosidade do processo competitivo, que todos os dias reduz a mão-de-obra.É possível pensar na realização de um mundo de bem-estar, onde os homens serão mais felizes, um outro tipo de globalização". Esta qualitativa afirmação foi feita por Milton Santos, um dos mais expressivos geografos que o Brasil tem,com reconhecimento internacional.

Anônimo disse...

Tinha gringo que parece que nunca tnha visto chuva. Pareciam crianças brincando na água.

Victor Picanço