sábado, 24 de janeiro de 2009

Jatene está internado no Hospital Porto Dias

O ex-governador Simão Jatene (na foto), presidente de honra do PSDB, está internado desde a manhã de hoje no Hospital Porto Dias, onde neste momento encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Jatene sentiu-se mal ontem à noite. Queixava-se de dor de cabeça e de alguma dor no peito. Procurou logo atendimento médico no Hospital da Unimed. Constatou-se que ele sua pressão estava alterada e recomendou-se que hoje de manhã fizesse exames médicos mais precisos.
Ao chegar ao Porto Dias, o ex-governador foi submetido a um cateterismo. Trata-se de um procedimento em que um catéter – uma pequena sonda - percorre o vaso até chegar ao coração. Com a injeção de um líquido de contraste radiológico, à base de iodo, é possível visualizar-se com precisão as condições das artérias do órgão cardíaco.
O exame acusou que uma das artérias de Jatene está cerca de 50% a 60% comprometida, ou seja, está obstruída. Confirmada a obstrução, o procedimento indicado pelos médicos que acompanham Jatene é de que ele seja submetido a uma angioplastia, pela qual um minúsculo balão inflado é introduzido na artéria para desobstruí-la. É possível que a angioplastia seja feita no início da próxima semana, provavelmente na segunda-feira.
Assessor do ex-governador assegurou ao blog há pouco, por telefone, que Jatene não teve enfarte e seu estado não apresenta gravidade, muito embora inspire cuidados, justificáveis nas condições de quem, como ele, teve um stent implantado no coração. Jatene está na UTI, segundo o assessor, porque os que se submetem ao cateterismo ficam mesmo na Unidade de Terapia Intensiva.

Nenhum comentário: