sábado, 31 de janeiro de 2009

Vinte e três escapam da Seccional da Marambaia

No AMAZÔNIA:

Vinte e três dos 27 presos da carceragem da Seccional da Marambaia fugiram durante a madrugada de ontem. A fuga em massa foi descoberta pelos policiais civis e militares da unidade por volta das 4 horas, quando vários homens foram vistos correndo pela área livre à frente da seccional.
Logo em seguida, policiais militares da 5ª Zona de Policiamento conseguiram recapturar quatro dos fugitivos: Thiago Moraes Santos, Max da Costa Cardoso, Gildo da Silva Gomes e Edson Silva da Silva ainda caminhavam nas imediações da seccional quando foram apanhados pela PM.
À tarde foi recapturado o preso Rafael dos Santos Costa na casa do pai dele. Até o final da tarde de ontem já eram dez os recapturados. A polícia acredita que os presos tenham usado cópias de chaves, já que dois dos cadeados parecem ter sido abertos normalmente.
Ontem mesmo o delegado Wellington Araújo, que assumia o plantão da seccional da hora da fuga, instaurou inquérito policial para investigar como os 23 presos conseguiram escapar.
'O primeiro cadeado está estourado, mas os demais parecem ter sido abertos com chaves ou, quem sabe, com arames ou algum outro instrumento dessa natureza. Não descartamos a possibilidade de eles terem conseguido cópias das chaves. Já estamos investigando como essa fuga aconteceu', disse o delegado, no início da manhã de ontem, quando 19 homens ainda estavam foragidos.
'Temos várias viaturas, nesse momento, ‘vasculhando’ toda a área para recapturar os que ainda estão desaparecidos. A maioria é de presos que respondem por assalto e que são daqui mesmo da Marambaia ou de bairros próximos', informou.
Iniciado o inquérito, o delegado tratou de colher logo os depoimentos de quatro que resolveram permanecer nas celas. Os nomes deles não serão divulgados por questões de segurança.
Eles revelaram ao delegado que, na última quarta-feira, alguns dos presos começaram a serrar as grades da cela 1.Ontem, eles finalmente conseguiram retirar um pedaço da grade e sair para a área que dá acesso ao portão da carceragem. Já os presos da cela 2 saíram sem danificar os cadeados. Isso os presos não souberam explicar.

Nenhum comentário: