sábado, 31 de janeiro de 2009

UGT discute no FSM pedofilia e violência contra menores

Com a proposta de discutir temas que extrapolam as questões trabalhistas, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) debate neste sábado, a partir das 14h, na tenda "Mundo do Trabalho", na Universidade Federal do Pará, um dos territórios do Fórum Social Mundial, soluções para o enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes na Amazônia. Dentro da pauta, um dos temas que estarão em evidência é a pedofilia no Pará, com a participação do relator da Comissão Parlamentar de Inquérito, da Assembléia Legislativa do Pará, deputado Arnaldo Jordy (PPS), do bispo do Marajó, dom José Luiz Azcona e a oficial de Comunicação da Unicef, Ida Oliveira. O evento será coordenado pelo presidente estadual da UGT, José Francisco Pereira.
O debate sobre violência contra crianças e adolescentes promete ser um dos mais concorridos do FSM/2009, já que serão discutidos casos como o da adolescente estuprada por 20 homens em cela na delegacia do município de Abaetetuba e, ainda, casos de pedofilia e prostituição de menores e mulheres na Ilha do Marajó.
A escolha pelos temas, informa o presidente da UGT, é porque a entidade se preocupa com questões que ultrapassam a questão trabalhista, atuando também no campo social. "Não vemos o trabalhador somente como escudeiro da engrenagem produtiva, mas principalmente como cidadão", reforça Gilvan Benedito dos Anjos, diretor da entidade.
Ontem, o debate promovido pela UGT foi sobre Educação, com a participação do reitor da Universidade Federal do Pará, Alex Fiúza de Melo. Outro assunto discutido foi Educação Ambiental nas Escolas Estaduais de Belém, com apresentação de pesquisa realizada dentro do mestrado de Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano, da Universidade da Amazônia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UGT

Nenhum comentário: