sábado, 31 de janeiro de 2009

Preservação da Amazônia é problema de todos, diz Ana Júlia

No AMAZÔNIA:

A governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, declarou na abertura do 8º Fórum de Autoridades Locais (FAL) e da 1ª Assembléia do Fórum de Autoridades Locais da Amazônia (FALA), ontem de manhã, no Hangar, que a responsabilidade de preservar a Amazônia é do mundo todo. A declaração é uma resposta às manchetes que o Pará tem ocupado na mídia nacional e internacional nos últimos anos, sobretudo em função do desmatamento da floresta. 'Não podemos achar que vamos combater o desmatamento apenas com uma ação policial. O desmatamento na Amazônia é uma atividade econômica', afirmou a governadora, lembrando que é preciso dar alternativas para quem, hoje, vive da derrubada da floresta.
Ana Júlia discursou diante de autoridades de várias partes do mundo. Entre eles, muitos prefeitos e governadores do Brasil e do exterior, sobretudo da Pan-Amazônia, que concentrou boa parte dos temas do debate que se encerra hoje à noite. 'A visão de que a Amazônia é um inferno verde e um grande vazio populacional não corresponde à verdade. Além da floresta, aqui também tem gente. No meio de toda essa discussão as pessoas, às vezes, esquecem que o povo que vive aqui também quer qualidade de vida, água encanada, energia elétrica e saneamento básico', completou.
A questão da qualidade de vida dos povos que vivem na floresta foi abordada também pelo índio Valdecir Tembé, representante da Comunidade dos Povos Indígenas do Gurupi. 'Hoje, na minha comunidade, muitos índios estão sendo obrigados a explorar a floresta de forma ilegal porque precisam sobreviver', afirmou. O indígena cobrou financiamentos por parte do governo federal para o desenvolvimento sustentável das reservas indígenas. 'Os índios também precisam de igualdade social, saúde e geração de renda. Muito se fala de financiamento para os pequenos proprietários rurais, mas ninguém fala em financiamento para os índios'. A crítica foi direcionada ao presidente do Banco da Amazônia, que havia acabado de divulgar o gasto de R$ 50 milhões em financiamentos de projetos na Região, em 2008.
O primeiro dia do Fala contou ainda com a presença de um dos idealizadores do Fórum Social Mundial (FSM), Francisco Whitaker.
Durante a programação, a governadora Ana Júlia passou ao governador da Província de Tucumã, na Argentina, Mario Humoller, o posto de coordenador do Comitê de Governadores do Fórum Construtivo do Mercosul, que era ocupado por ela até ontem.

Nenhum comentário: