sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Líderes latinos pregam soberania e integração entre países

No AMAZÔNIA:

Diversidade, soberania e integração. Estas foram as palavras-chave para construção de uma nova política liderada pelos países em desenvolvimento para fazer frente ao neoliberalismo e à política econômica ditada pelos Estados Unidos.
A proposta norteou os discursos dos presidentes latino-americanos, ontem, durante a realização do Fórum Social Mundial, em Belém.
Reunidos no seminário 'A América Latina e o Desafio da Crise Financeira', no Fórum Social Mundial, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; ao lado de Rafael Correa (Equador), Evo Morales (Bolívia), Hugo Chavez (Venezuela) e Fernando Lugo (Paraguai) fizeram duras críticas aos Estados Unidos e a crise econômica.
Em discurso inflamado, o presidente equatoriano, Rafael Correa, acusou os líderes que estão participando do Fórum Econômico Mundial de Davos de serem os responsáveis pela crise financeira internacional.
Entretanto, um dos discursos mais aguardados da noite era o de Hugo Chavez. E ele não poupou críticas aos EUA e o neoliberalismo. 'Se não matarmos o capitalismo, o capitalismo mata o povo. O socialismo é o caminho', disparou Chavez.

Nenhum comentário: