domingo, 9 de novembro de 2008

O domingo da Basílica de São João de Latrão


Este domingo é dedicado à Basílica de São João de Latrão, considerada a mãe de todas as igrejas católicas do mundo e consagrada como a catedral do Papa. Originariamente, foi construída pelo imperador Constantino, durante o pontificado de papa Melquíades no Século IV, no terreno doado por Fausta, esposa do Imperador.
Até 1309, ao lado da Basílica se situava a residência do Papa. Um dos trabalhos mais importantes é o altar papal, no qual apenas o papa pode celebrar a Eucaristia.
Do cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho, professor no seminário de Mariana (MG): “O verdadeiro católico preza a Catedral do Papa, a Basílica de Latrão; tem carinho especial para com a Catedral de sua Diocese e para com a Igreja Paroquial, Matriz de todas as outras; lembrado sempre de que, sendo o templo vivo de Deus, deve ornamentar esta Casa Santa com as virtudes, cuidando de seu corpo e respeitando a dignidade de cada ser humano, criado à imagem e semelhança do Criador, estimando sobretudo o batizado templo consagrado ao Espírito Santo.”

Nenhum comentário: