sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Lira Maia propõe Uniama, em vez de Ufopa

O deputado federal Lira Maia (DEM-PA) apresentou projeto de Lei 4.344/2008 que altera a denominação da Universidade Federal do Oeste do Pará para Universidade Federal da Integração Amazônica.
A Ufopa foi criada recentemente, a partir do desmembramento da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O projeto de lei de sua criação tramita na Câmara dos Deputados.
A simples alteração do nome da Universidade Federal do Oeste do Pará para Universidade Federal da Integração Amazônica (Uniama) representa, segundo Lira Maira, certo simbolismo no surgimento da instituição, “Ela é a primeira universidade pública sediada no interior da Amazônia, sendo que sua localização, em Santarém, é privilegiada, integrando as mesorregiões do Sudoeste do Pará e Baixo Amazonas. A alteração do nome da Universidade possibilitará a elaboração de um Estatuto capaz de integrar não só a Região Oeste do Estado, mas os povos amazônicos que devem participar desta integração visando o enfrentamento dos desafios comuns, das assimetrias sociais e da construção cooperativa de um modelo de produção e consumo sustentável dos recursos naturais permitindo não somente o desenvolvimento sócio-econômico da Amazônia Internacional, mas também, a conservação da natureza e da cultura daqueles que nela habitam. Neste caso, é necessária a integração dos países onde estão os maiores e melhores auspícios do futuro dessa região", ressaltou Maia.

Nenhum comentário: