No AMAZÔNIA:
No dia de Santo Antônio, comemorado ontem, milhares de fiéis se reuniram para prestar homenagem ao padroeiro. Na paróquia de Santo Antônio de Lisboa, no bairro de Batista Campos, cerca de 800 fiéis participaram de uma procissão luminosa, realizada logo após a trezena das 17 horas. Saindo da paróquia, os devotos seguiram pelas ruas Serzedêlo Corrêa, Timbiras e travessa Padre Eutíquio, chegando à igreja matriz do padroeiro, no ‘’Centrão’’, localizado na rua São Miguel, no Jurunas. Logo após, uma missa solene foi celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Orani João Tempesta.
Fizeram parte da programação desse ano as quadrilhas e outras apresentações de danças e grupos folclóricos, além de shows com artistas regionais. A abertura dos festejos foi feita no dia 31 de maio.
A comunidade católica da igreja dos Capuchinhos, no bairro do Guamá, também preparou uma programação especial para homenagear o padroeiro. Logo pela manhã, uma missa solene transmitida para todo o Brasil, foi celebrada pelo arcebispo de Belém, dom Orani. À noite, uma procissão luminosa iria marcar o dia do santo, mas a forte chuva que caiu na cidade, impediu que os fiéis fossem às ruas prestar homenagem a Santo Antônio. Uma missa solene de encerramento, com a presença de aproximadamente 600 fiéis, foi celebrada pelo frei superior dos capuchinhos, Dorival Miranda. ‘’Pela primeira vez, em quase 70 anos de tradição, a procissão não pôde ser realizada, mas mesmo assim, os devotos estão reunidos para homenagear o nosso padroeiro’’, disse frei Miranda. Durante os 13 dias de festividade, foi também realizado o arraial com a venda de comidas típicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário