sexta-feira, 27 de junho de 2008

Mário Couto Filho anuncia apoio a Valéria e renuncia

O vereador Mário Couto Filho, líder do PTB na Câmara Municipal de Belém, acaba de anunciar seu apoio à candidatura da ex-vice-governadora Valéria Pires Franco (DEM) a prefeito de Belém e de renunciar à liderança do partido. Além disso, abriu mão de seu direito natural de concorrer novamente a uma vaga na Câmara, nas eleições de outubro.
Mário Couto, que se manifestou na tribuna da Câmara, falou há pouco com o blog por telefone. Disse que sua decisão é decorrência do rompimento do PTB e do PSDB, que decidiram – ou vão decidir oficialmente, nas convenções deste final de semana – caminhar separados nas eleições de outubro, o PTB apoiando a reeleição do prefeito Duciomar Costa, os tucanos aliando-se ao DEM da ex-vice-governadora.
O vereador ponderou que, como já decidiu apoiar Valéria, seria incoerência manter-se na liderança do partido na Câmara. Da mesma forma, seria eleitoralmente inviável concorrer pelo PTB a mais uma eleição e, ao mesmo tempo, pedir votos para Valéria Pires Franco.
Como não há mais tempo, pela legislação eleitoral, de filiar-se a um novo partido para disputar a eleição de outubro, Mário Couto também decidiu sacrificar suas próprias pretensões de eleger-se para um novo mandato e, em conseqüência, não será candidato, ele que foi o mais votado do PTB nas últimas eleições, com10.500 votos, e o sexto entre os 35 vereadores de Belém.
Filho do senador Mário Couto (PSDB), um dos primeiros a defender internamente, em seu partido, a aliança entre os tucanos e o DEM de Valéria, o vereador Mário Couto Filho disse ao blog que suas decisões de entregar a liderança do PTB e renunciar à sua candidatura não foram induzidas por qualquer tipo de pressão, seja do prefeito Duciomar Costa, seja do próprio partido ou da bancada.
“Minha decisão foi de caráter pessoal. Ninguém sabia. Apenas hoje é que eu decidi fazer o anúncio”, garantiu o vereador. Mário Couto Filho disse ainda que, até onde tem conhecimento, os outros vereadores petebistas na Câmara de Belém – Carlos Pina, Nadir Neves, Raimundo Castro, Salma Nassar, Victor Cunha e Walter Arbage – devem manter-se fiéis ao partido e, com isso, apoiarão a candidatura de Duciomar à reeleição.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso é que é macho !

Anônimo disse...

Quanto vai custar essa decisão do Tapiocouto Júnior????