sábado, 28 de junho de 2008

Maia encaminha parecer favorável à criação da Ufopa

O deputado federal Lira Maia apresentou ontem (27) parecer ao Projeto de Lei 2.879/2008, que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Em vez de esperar o prazo regimental de até 20 sessões para apresentar o parecer, Maia disse que ontem recebeu o projeto para relatar e ontem mesmo encaminhou o relatório, que previamente estava preparado. O deputado prometeu se empenhar para que a proposta que cria a Ufopa seja incluída na pauta de votações da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira, 2 de julho.
Maia destacou no parecer a atuação positiva da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) no interior do Pará durante décadas, mas observou que o oeste do Estado precisa ter sua independência no ensino superior através de nova instituição que atenda à demanda pelo ensino superior na região.
A implantação da Ufopa, disse o deputado, aumentará os investimentos federais no oeste do Pará, com reflexos no seu desenvolvimento social, econômico e cultural, assegurando inclusive,os mais diversos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias voltadas diretamente para a região amazônica.
O deputado diz no parecer que a vontade da população da região oeste do Estado do Pará é de que o nome da nova instituição seja Unioespa (Universidade do Oeste do Pará), e não Ufopa. “Mas, para não gerar nenhum entrave político que possa resultar na demora da tramitação do projeto, não propus nenhuma alteração no texto oriundo do Poder Executivo. Já estou trabalhando numa proposta a ser apresentada após a instalação da Universidade, onde iremos propor a mudança do nome da Universidade", concluiu o parlamentar.

Nenhum comentário: