segunda-feira, 30 de junho de 2008

PCdoB exige reciprocidade do PT em Belém

Se ontem (29) fosse o dia 5 de julho – prazo fatal para que partidos políticos e coligações apresentem à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de seus candidatos que vão concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador -, o PCdoB fecharia um aliança com o PMDB do ex-deputado José Priante, e não com o PT do ex-secretário Mario Cardoso, confirmado candidato petista a prefeito de Belém.
O PCdoB virou o sonho de consumo do PT, que pretende ter no partido – seu tradicional aliado em eleições passadas – o parceiro que indicaria o vice na chapa de Mário Cardoso. São tão evidentes e escancaradas as pretensões petistas de ter os comunistas como aliados que a convenção do PCdoB, no último sábado, contou com ilustres presenças do PT, entre as quais a do deputado federal Paulo Rocha e do todo-poderoso Cláudio Puty, chefe da Casa Civil do governo do Estado.
Em sua convenção, o PCdoB decidiu que concorrerá numa chapa majoritária – na condição de vice, evidentemente. E o nome apontado foi o de sua presidente municipal em Belém, Leila Márcia.
Mas é inegável que o PCdoB está amuado – ou ressentido - com os petistas. Acha que o PT não tem dado a menor trela para uma reciprocidade política que seria natural de se esperar de aliados. Coincidentemente, a mesma queixa se ouviu de Jandira Feghali, no Rio.
“Ao contrário de outros Estados, em que nosso partido tem recebido apoio do PT, aqui no Pará não temos encontrado esse mesmo ambiente. E precisaríamos contar com o apoio do PT em alguns municípios onde temos candidatos próprios a prefeito”, disse Leia Márcia ao blog. Como exemplo, ela citou Marapanim, Vigia, São Félix do Xingu e Eldorado dos Carajás, municípios em que o PCdoB não abre mão de ser cabeça de chapa.
Em relação a Priante, que hoje será confirmado candidato do PMDB a prefeito de Belém, Leila Márcia é direta: “Acho que a candidatura do PMDB também é uma boa alternativa para o PCdoB. Muito embora seja do partido de Jader Barbalho, o ex-deputado José Priante já mostrou que é decidido, tem vôo próprio e nós admitimos, sim, que sua chapa também é uma alternativa para compor com o PCdoB”, disse Leila.
As negociações que envolver o triângulo PMDB, PT e PCdoB – sem preferência por qual deles esteja no vértice – vão continuar.
Continuarão até o dia 5 de julho. Impreterivelmente.

Nenhum comentário: