domingo, 29 de junho de 2008

Edifícios antigos merecem atenção

Um leitor do blog mandou uma dica de matéria que merece ser lida com atenção.
Inclui declaração do professor Francisco Paulo Graziano, do Departamento de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP).
Diz o professor: “Um edifício geralmente é projetado para ter uma vida útil de 50 anos, ele não é eterno. E, depois de 20 anos, já enfrentou tantas intempéries e chuvas que precisa de reparos, que no entanto costumam ser negligenciados.” É o caso, diz o leitor, de centenas de edifícios antigos de Belém.
Vale a pena ler a matéria assinada por Marcelo Santos, que está disponível aqui, no Portal SescSP.

Um comentário:

Anônimo disse...

Li a matéria e achei preocupante, para dizer o mínimo. Acho que uma consulta ao CREA-PA se faz necessária, para esclarecer todas essas dúvidas.

De fato, há muitos prédios velhos em Belém, principalmente em Nazaré, Batista Campos e São Braz. Muitos não possuem sequer uma rota de fuga segura, para casos de incêndio.

E confesso que não tenho coragem de entrar no Manuel Pinto da Silva, pois não confio na estrutura desse prédio. Ainda mais que ele fica numa esquina movimentadíssima, o que pode fragilizar lenta e gradualmente suas estruturas.

Sai de baixo!