domingo, 28 de setembro de 2008

No segundo turno, Duciomar e mais outro. Mas quem?

A quinta pesquisa Ibope/TV Liberal, que O LIBERAL divulgou em sua edição de domingo que começou a circular no início da tarde de ontem, traz apenas uma certeza: o prefeito de Belém, Duciomar Costa, candidato à reeleição pelo PTB, em coligação com vários outros partidos, está garantido no segundo turno.
Continua de pé a questão ressaltada aqui no Espaço Aberto, ao comentar o resultado da terceira pesquisa Ibope/TV Liberal: quem vai para o segundo turno? Valéria Pires Franco (DEM), que aparece com 18% na quinta sondagem, dois pontos percentuais a menos que no levantamento anterior; José Priante (PMDB) ou Mário Cardoso (PT), os dois com 12%, mesmo índice que apresentaram na quarta pesquisa?
Leitores já se manifestaram aqui no blog. Acham que não houve fato relevante para que Duciomar tenha subido oito pontos percentuais em apenas uma semana e Valéria tenha perdido dois. Mas houve, sim, fatos relevantes. Tais fatos, todavia, não se registraram apenas nesta semana. Vêm se registrando há cerca de duas semanas e agora mostram seus efeitos.

Pancadas a torto e a direito
Primeiro, há pelo menos 15 dias que os programas eleitorais de Duciomar, Mário Cardoso e Priante – os dois últimos principalmente – concentram suas críticas à candidata do DEM. A estratégia de marketing de Valéria, em contrapartida, tem evitado o revide no mesmo tom, porque não pode se preocupar apenas em rebater ataques, mas precisa difundir ao máximo as propostas e o próprio nome da candidata, que pela primeira vez em sua carreira pública enfrenta uma batalha eleitoral.
Segundo, é visível que o prefeito Duciomar Costa pôs os amarelos nas ruas. Belém amarelou nos últimos dias. Isso é visível. Nas principais esquinas da cidade, há muita gente com bandeiras de Duciomar. A concentração de gente, seja nas esquinas, seja na carreatas e caminhadas, tem um certo impacto.
Terceiro, há mais patróis nas ruas, há mais asfalto sendo jogado por aí. Não se discute a qualidade do asfalto, é claro. Mas asfalto é visível. A rua esburacada que se torna trafegável – mesmo que daqui a três ou quatro meses, com a primeira chuvarada, venha a ficar novamente igualmente a uma tábua de pirulitos – oferece a sensação de que a prefeitura está trabalhando. E está mesmo. Quanto à oportunidade e qualidade do trabalho, aí já é outra questão.
Quarto, todos os candidatos estão se expondo mais, em entrevistas e debates em rádios, jornais e emissoras de televisão. Hoje à noite, por exemplo, há mais um debate: na TV Record. Todos os concorrentes à Prefeitura de Belém confirmaram presença (confira na agenda, aí por baixo).

Sete dias à frente são decisivos
Ao lado dessas quatro razões que podem explicar a subida de Duciomar e a queda de Valéria, é preciso se considerar estes próximos sete dias, que vão culminar com a eleição do próximo domingo, 5 de outubro.
Do lado de Valéria, qualquer mudança radical na orientação de seu programa, qualquer guinada no sentido de revidar com pancadas às pancadas que a candidata tem recebido em várias frentes não terá, a esta altura da disputa, muito efeito. Aliás, já não terá qualquer efeito.
Priante e Mário Cardoso, de seu lado, certamente haverão de intensificar seus ataques, que, conforme se vê, não têm sido devastadores a ponto de inviabilizar as pretensões da candidata do DEM, mas de qualquer forma afetaram o favoritismo de Valéria. Um favoritismo que era visível até a terceira sondagem Ibope/TV Liberal, em que a candidata do DEM chegou a superar o petebista Duciomar Costa em três pontos percentuais.

Só batendo em criancinha
E por que a certeza – a única, conforme já se mencionou – de que o prefeito Duciomar Costa estará no segundo turno? Por motivos óbvios: ele está com 15 pontos percentuais na frente. E chegou a esse patamar no melhor momento: a uma semana da eleição.
O prefeito só despencaria 15 pontos percentuais em sete dias se fosse flagrado, por exemplo, estapeando uma criancinha pobre numa viela qualquer da cidade e seus adversários mostrassem a imagem para todo mundo ver. Ou então se toda a área do Projeto Orla que já está construída deslizasse inteirinha para dentro do Rio Guamá.
Mesmo nesta segunda hipótese, no entanto, talvez o prefeito empinasse ainda mais nas preferências dos eleitores, porque alguém daria um jeito logo de atribuir o deslizamento a sabotagens ou coisa parecida.
Não foi isto, afinal, que disseram depois que desabou o forro do Pronto-Socorro Municipal da 14 de Março e feriu quatro pessoas? Não foi isto que disse Sua Excelência o secretário municipal de Urbanismo, Sérgio de Souza Pimentel?
Pois é.
No segundo turno, é Duciomar é mais outro.
Mas quem será o outro?
Quem?

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, caro Poster:

O Prefeito aposta na imagem do “homem simples, competente, honesto”. Reitera na entrevista de hoje no Liberal sua trajetória de ambulante, taxista, etc. Não lembra do diploma, é claro, mas ninguém é obrigado a relembrar toda sua história, né?

Sem nenhuma ofensa às pessoas ou ao alimento, parece que temos nosso “Lula no tucupi”. Assim como o nosso Presidente considera criticas como leviandades da oposição, ou mais recentemente, “inveja”, nosso Prefeito acha que o MPF o persegue e aposta na falta de informações e repete à exaustão, por exemplo, que a queda do telhado do PSM foi sabotagem.

A população não sabe que muito antes disto, no dia 23 de julho, uma diligência do Ministério Público apontava que Relatório do MPF em 30 de julho sobre as condições do PSM, que apenas um dos elevadores encontra-se em funcionamento. Por tal razão, alimentos, roupas sujas, pacientes e visitantes são transportados no mesmo elevador. E que a instalação elétrica não obedecia normas técnicas elementares de segurança. Que em vários pontos, a fiação estava completamente exposta e os circuitos eram improvisados. Não havia tubulação interna, tampouco caneletas para proteção da rede elétrica. Havia infiltrações e vazamentos em diversos pontos do PSM Mário Pinotti. e não havia manutenção da estrutura hidráulica do prédio.

Dizia também o relatório – aliás, diz, porque está lá no site do MPF-PA – que a vistoria constatou que faltavam medicamentos básicos para efetuar o atendimento. Não havia, sequer, água destilada para utilização em curativos. Na área externa do PSM 14 de março, próxima à Farmácia, foi encontrada uma caixa de isopor contendo água de chuva acumulada, criando ambiente propício para proliferação de larvas do mosquito da dengue. Mas esse é o Prefeito combatente da dengue!

Como dizia minha avó, quando criticava as “moldagens” de caráter ”...parecer é quase tudo, ser é quase nada...”. E é assim que vamos ao segundo turno: com um dos candidatos que parece o melhor Prefeito de Belém.

Bom domingo, Paulo.

Anônimo disse...

Sem dúvida quem vai para o segundo turno é o Priante. Melhores propostas, menor rejeição, melhor candidato.

CrápulaMor disse...

É claro que questionar pesquisas é uma conveniência para quem vota nos candidatos mal colocados, mas há casos nitidamente estranhos. E quando erros grosseiros já foram verificados no passado, então, é bom ficar com os dois pés atrás. Tudo bem que a pancadaria contra a Valéria vem ganhando volume nos últimos dias. Mas isso é absolutamente comum com candidatos que lideram pesquisas. O João da Costa, em Recife, por exemplo, é achincalhado diariamente pelos opositores, foi até cassado, e só cresce. Não sei se os ataques são suficientes para explicar uma queda da Valéria de 25 para 18 pontos. A discrepância é maior ainda nas simulações para o 2 turno.

Acho muito mais provável que Valéria tivesse algo em torno destes 18 pontos desde o começo, mas o veículo de comunicação/Instituto quis enfiar goela abaixo do público que a candidata do DEM estava nas alturas. Com a possibilidade de manipulação de até 8 pontos, graças à famigerada "margem de erro" (especialmente ampla em Belém), fica fácil montar diversos cenários. Quanto mais próximo do dia D, mais fiel à realidade precisam ser as pesquisas. De qualquer forma, não será nenhuma surpresa se o resultado do TRE for bastante diferente do que é alardeado pela ORM. Não seria a primeira vez que erros injustificáveis aconteceriam.

Depois de 2006, alguém ainda acredita nas pesquisas do Ibope na Bahia, por acaso? Aqui, guardadas as devidas proporções, também já ocorreram erros gritantes. Gato escaldado não cai na água de novo.

J.BOSCO disse...

A carreata monstruosa do Dudu, aqui na João Paulo II, é de já ganhou...rs
abs

Poster disse...

Boscão,
Ele já vai comprar o fato para a posse? (rssss).
Abs.

Anônimo disse...

É interessante na pesquisa do Liberal a Valéria está 6 pontos na frente do Priante no primeiro turno, mas perde para o pemedebista no segundo por 4 pontos e mais na simulação com Duciomar, Priante é o que chega mais perto do Dudu. Como explicar tais contradições.
"LIBERAL - CHEGA DE LERO LERO"