sábado, 27 de setembro de 2008

Paul Newman morre aos 83 anos

Da Folha Online

O ator americano Paul Newman, considerado uma lenda do cinema, morreu aos 83 anos devido a um câncer de pulmão, informou o "Newman's Own Foundation".
Segundo o porta-voz do ator, Marni Tomljanovec, Newman morreu na sexta-feira, 26 de setembro. Embora parentes não se pronunciassem sobre os problemas de saúde do ator, circulavam informações de que ele sofria de câncer terminal e que estava sob tratamento em Nova York. Em junho deste ano as evidências ficaram mais fortes após o amigo pessoal A.E. Hotchner assegurar que Newman, fumante inveterado no passado, sofria da doença.
Depois deste episódio, o próprio ator chegou emitir um comunicado por meio de seu agente assegurando que estava bem, sem fazer alusão ao câncer.
Paul Newman, nascido em 26 de janeiro de 1925 em Ohio, nos EUA, despontou como ator nos palcos da Broadway. No cinema, deu os primeiros passos na década de 1950 e chamou a atenção em "Marcado pela Sarjeta" (1956), filme dirigido por Robert Wise em que interpretou o boxeador Rocky Graziano.
Ao longo de sua carreira, o ator foi indicado ao Oscar por dez vezes, e chegou a vencer como melhor ator por "A Cor do Dinheiro" (1986), em 1987. Entre os mais de 50 filmes estrelados por ele estão, ainda "Exodus" (1960), "Os Criminosos não Merecem Prêmio" (1963) e "Harper - O Caçador de Aventuras" (1966), "Butch Cassidy" (1969) e "Golpe de Mestre" (1973) (veja lista de filmes e prêmios Oscar). Também atuou como diretor de cinema em trabalhos como "Rachel, Rachel" (1968), que recebeu indicação ao Oscar de Melhor Filme.
No começo da carreira, Paul foi considerado um dos maiores galãs de Hollywood
Newman em cena do filme ''A Piscina Mortal'' (1975). Além do cinema, Paul Newman se destacou em outras atividades. Uma delas é o trabalho como empresário à frente da empresa de produtos alimentícios Newman's Own, aberta em 1982 em parceria com o amigo A. E. Hotchner. Nos últimos anos, lucros obtidos nos negócios foram usados para filantropia (cerca de UR$ 200 milhões foram doados para projetos no mundo todo).
O automobilismo foi outra área a qual Newman se dedicou, tendo participado de corridas desde a década de 1970 até recentemente (ele correu até os 80 anos).
Na vida pessoal, Newman teve seis filhos e foi casado duas vezes. No primeiro, com Jackie Witt, o ator teve um filho e duas filhas. Já o segundo, com a atriz Joanne Woodward, se manteve até sua morte e, juntos, tiveram três filhas.
O ator perdeu o único filho homem por overdose em 1978 e, em decorrência disso, chegou a criar o centro para prevenção do uso de drogas Scott Newman Center.

Nenhum comentário: