segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O que eu pretendo fazer por Belém como prefeito

MÁRIO CARDOSO
Candidato do PT a prefeito de Belém

Como prefeito de Belém, promoverei a retomada do projeto que retirou Belém do abandono.
Quem não lembra do Programa Bolsa Escola, que ajudou a manter milhares de crianças na escola e ajudou muitos pais e mães a aprender uma nova atividade profissional? Quem não lembra da construção de novas escolas e da implantação de um novo modelo de educação na rede municipal? Quem não lembra do Banco do Povo, que ajudou muitos desempregados a se transformarem em pequenos empreendedores? Quem não lembra do incentivo à cultura, manifesto através do incentivo ao carnaval, da construção da Aldeia Cabana, da construção do Memorial dos Povos e das Bienais de Música? Quem não lembra da Macrodrenagem do Tucunduba, da reconstrução da Avenida Perimetral, da Nova Almirante Barroso, da revitalização da Rodovia Augusto Montenegro, de milhares de quilômetros de vias pavimentadas na cidade, em todos os bairros? Da implantação do Programa Família Saudável, da construção de dezenas de unidades de saúde, da construção do Pronto-Socorro do Guamá, de casas de atendimento especializado em saúde da mulher, do idoso, de tratamento para usuários de álcool e drogas, da casa de saúde mental do adulto e da criança? Quem não lembra do incentivo ao turismo, com o novo Ver-o-Peso, o Ver-o-Rio com seu Memorial dos Povos Indígenas, com as obras do Centro Histórico que foram abandonadas?
Quem lembra sabe que, em 1996, Belém era conhecida como "Cidade do Já Teve". O governo do PT trouxe muitas realizações que mudaram a cara da cidade e melhoraram as condições de vida do nosso povo. Essa alcunha, de "Cidade do Já teve", talvez possa valer para a Belém de hoje. Uma cidade que já teve tudo isso e que hoje se encontra abandonada.
Tenho orgulho de ter participado ativamente de todas estas conquistas. Como vereador que fui até 1996, ajudei a eleger a prefeitura do PT. Em seguida, como secretário de administração, ajudei a organizar a situação dos servidores do município, que tinham seus salários em atraso e não tinham data certa para receber. Posteriormente, como deputado estadual, apoiei a prefeitura na busca por recursos.
Por ter esse compromisso histórico com Belém é que hoje sou candidato a prefeito. E em meu governo, teremos a retomada deste projeto. E para isso, não precisamos inventar propostas mirabolantes como os demais candidatos. Basta aprimorarmos o que já foi feito e deu certo, que Belém poderá voltar ao rumo do desenvolvimento social que experimentou entre 1997 e 2004.
Entre essas medidas, a saúde será tratada com a importância que merece. Fortaleceremos a prevenção à doença, com a retomada do Programa Saúde da Família. Equipes de agentes de saúde voltarão a visitar as casas promovendo a saúde, ajudando a reduzir as demandas dos postos de saúde. Para isso, nossa parceria com o governo federal do presidente Lula será fundamental para captarmos os recursos que já existem no Ministério da Saúde. Assim, ampliaremos a quantidade de equipes, trabalhando com a meta de atingir toda a cidade. Hoje, apenas 21 equipes atendem a população, quantidade insuficiente sequer para atender bairros como o Guamá. Os postos de saúde serão fortalecidos, com a ampliação de sua capacidade. Criaremos unidades de urgência e emergência nos oito distritos da cidade, com suporte de unidades avançada, ajudando a reduzir a demanda dos PSMs. Estes serão reforçados com construção do Pronto-Socorro da Sacramenta e terão sua capacidade ampliada. Vamos ainda, através da regulação dos leitos, ajudar a organizar a grande demanda dos hospitais especializados, com a Santa Casa, Hospital de Clínicas, Ophir Loyola, Barros Barreto e Bettina Ferro, constituindo uma grande rede de atenção à saúde, pois meu governo trabalhará em parceria com governos Estadual e Federal, algo nunca visto na história de nossa Belém.
A educação será tratada com prioridade, pois tem papel fundamental na prevenção à violência. Crianças e jovens estudando e com perspectivas de futuro não ingressam na marginalidade. A retomada da Bolsa Escola e a ampliação do Bolsa Família serão exemplos disso. Vamos trabalhar para que nenhuma criança e jovem fique fora da escola, e vamos garantir qualidade, permanência, progressão e conclusão com sucesso. Essa é uma bandeira histórica de meu partido. Vamos implantar ainda os programas Escola de Portas Abertas (atividades de esporte, cultura, arte, lazer e formação profissional em todas as escolas). Vamos criar a Casa Belém (espaços de aprendizagem integral (Escola, Música, Teatro, Cinema, Esportes e Lazer), formação profissional e promoção de atendimento à comunidade nos distritos), a Casa Esperança (destinada às crianças e adolescentes com vulnerabilidade social, moradores de rua, com equipes multidisciplinares e flexibilidade curricular para permitir a aprendizagem, inclusão e cidadania destes segmentos por meio da Educação) e os Centros de Referência em Educação Especial em cada distrito, articulado com a escola.
Implantaremos gradativamente a Escola em Tempo Integral, com atividades de esporte, cultura, arte, lazer e formação profissional em todas as escolas. Isto será possível através de recursos municipais, do Fundeb e do projeto Mais Tempo, que integra ações de cinco ministérios para beneficiar a juventude. Vamos retomar o programa Mova Belém, de alfabetização de jovens em adultos e vamos construir um Plano Municipal de Educação com a participação da sociedade e das universidades.
Vamos valorizar os profissionais com formação continuada e incentivo à pós-graduação, além de estabelecer uma mesa de negociação permanente com os sindicatos da categoria, promovendo as melhorias salariais necessárias para incentivar o profissional de educação.
O transporte público será tratado de forma responsável. Hoje em dia, esse serviço é insuficiente e de má qualidade. Precisamos organizar o transporte público para que ele possa ser uma alternativa para as pessoas, diminuir o fluxo de veículos nas principais artérias e facilitar o deslocamento dos cidadãos pelo município e região metropolitana. Vamos criar terminais de integração e faixas exclusivas para ônibus nas principais vias. Vamos integrar nossas ilhas através de terminais rodofluviais, vamos investir nas ciclovias e regulamentar o transporte alternativo como forma de complementar o sistema de transporte. Vamos atuar em parceria com o governo do Estado na construção de novas alternativas de circulação para os veículos, como a extensão da Avenida Independência ate a Avenida Júlio César, o prolongamento da Avenida João Paulo II até Ananindeua, a duplicação da Avenida Perimetral, a construção do túnel da Dr. Freitas e outras.
A segurança pública vai ser tratada por nós não apenas como uma questão de polícia. É prevenção e controle, principalmente. Vamos integrar a Guarda Municipal ao sistema de segurança pública do Governo do Pará. Realizaremos concurso público, pois o efetivo da GBEL é de pouco mais de 500 guardas concursados. O último concurso público foi realizado no governo do PT, em 2002. Vamos reforçar a segurança nas escolas. Vamos ampliar o sistema de câmeras de monitoramento 24 horas. Implementaremos a política de segurança comunitária, em parceria com o Governo do Estado, envolvendo a comunidade, ajudando a construir audiências públicas nos bairros, para que ela seja co-responsável pela segurança.
Vamos fazer de Belém uma cidade agradável e saudável para se viver, preservando suas áreas verdes para as gerações futuras. Uma das principais características da cidade é sua arborização, tanto que é conhecida como "Cidade das Mangueiras". Vamos transformar áreas verdes sob gestão federal e estadual em parques públicos; vamos construir novas praças, instalar lixeiras nas vias e logradouros públicos, iluminar a cidade e dar continuidade a abertura de janelas para o rio.
Vamos formar parcerias com a Cosanpa, para fornecer água tratada para todos os bairros. Vamos ajudar na ampliação da rede de tratamento de esgoto sanitário e implantar a coleta seletiva do lixo. Este item merecerá uma atenção especial de nosso governo. Precisamos de um novo aterro sanitário para a região metropolitana. Faremos este debate com os demais municípios, substituindo o atual lixão por um aterro sanitário que não contamine os nossos mananciais.
Trabalharemos a ampliação do crédito solidário com o Banco do Povo e retomaremos a revitalização do centro histórico como estratégia de valorização da cidade e incentivo ao turismo.
Estas são apenas algumas das medidas de nosso governo frente à prefeitura. Nossa campanha está crescendo, a cada dia novos cidadãos se somam à nossa militância e a cidade se avermelha. Estamos confiantes de nossa ida ao segundo turno, e venceremos de virada. Belém poderá experimentar então um grande momento de prosperidade.
Agradecemos a oportunidade de apresentarmos nossos projetos aqui no Espaço Aberto e colocamo-nos à disposição dos internautas para quaisquer esclarecimentos. Maiores informações podem ser conseguidas em nosso site (www.mario13.can.br).
Abraços e até a vitória.

3 comentários:

Anônimo disse...

O candidato a prefeito de Belém, Mário Cardoso,reune de fato as melhores condições históricas para fazer de Belém uma cidade econômica e socialmente melhor.É fato reconhecido que a triangulação Lula(presidente),Ana Júlia(governadora) e Mário Cardoso(prefeito)renderia muito mais para Belém e seus habitantes.Em outras capitais esta oportunidade não seria perdida. Em 5 de outubro, saberemos se o eleitor tem a exata dimensão disso ou não.

Anônimo disse...

Diferente do debate de ontem na Record, o candidato soube usar na sua carta o plural.
Se um professor não sabe usar o plural, imagine seus alunos!!!!

Anônimo disse...

Em 1996, o PT chegou à prefeitura com Edmilson Rodrigues e isso não dá pra esquecer, professor. Porque insistir em não falar o nome do ex-prefeito?
Mesa de negociação permanente com os profissionais da educação!? Tudo bem, mas antes ou depois das bombas de gás e dos cassetetes? pois foi assim que aconteceu conosco, professores do estado. Isso eu nunca vou esquecer, professor Mário!