segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Prefeito é vítima de atentado

No AMAZÔNIA:

O prefeito de Floresta do Araguaia e candidato à reeleição, Delvani Balbino (PMDB), conhecidos como 'Xis', foi alvejado com dois tiros na porta de sua chácara, por volta de 3h30 de ontem, quando voltava do Festival do Abacaxi, no município localizado no sudeste do Pará. Ele foi levado às pressas para o hospital São Lucas, em Conceição do Araguaia, mas não corre risco de morrer, embora seu estado de saúde inspire cuidados. O delegado de Polícia Civil de Floresta do Araguaia, José Rodrigues Taborda, diz que há suspeitas de ter sido um atentado político, mas ressalta que ainda é cedo para fazer afirmações.
De acordo com informações policiais, 'Xis' retornava para sua casa, situada a cerca de dois quilômetros da sede da prefeitura de Floresta do Araguaia, na estrada que leva a Conceição do Araguaia, município mais importante da região, quando, pouco antes de sair de seu veículo, foi abordado por dois homens em uma motocicleta. O carona teria encostado e disparado contra o prefeito. O primeiro projétil atingiu a parte superior do tórax enquanto a vítima ainda estava no veículo. Assustado com a investida, Delvani conseguiu entrar em casa, mas ainda levou outro tiro em uma das coxas.
'Xis' foi levado para o Hospital Municipal de Floresta do Araguaia. O médico que o atendeu resolveu transferi-lo para o hospital de Conceição do Araguaia, o que foi feito com a ajuda da Polícia Civil, a fim de evitar uma nova investida contra o prefeito. Ontem à tarde ele estava sob efeitos de sedativos, mas seu quadro clínico era estável, sendo que os disparos não atingiram áreas vitais nem houve lesões mais graves.
Há um ano e meio como delegado titular da Delegacia de Polícia Civil do município, Taborda comenta que a cidade de Floresta do Araguaia é considerada tranqüila, com poucas ocorrências graves, como assassinatos e tentativas de homicídio. Ele se surpreendeu com o atentado e diz que a campanha com cinco candidatos está mais acirrada com a proximidade do dia 5 de outubro. No entanto, não houve nenhuma ofensa pessoal ou fato que possa sugerir um motivo para executar o candidato à reeleição, informa o delegado. 'Não há nenhuma registro de queixa de ameaça ou algo parecido', relata o policial. Quando estiver em condições, 'Xis' deve depor como principal testemunha, uma vez que os disparos foram feitos a curta distância e, possivelmente, a vítima viu os criminosos. Por enquanto, não existe nenhuma pista concreta sobre a autoria do atentado.
Delvani Balbino tem 43 anos e nas eleições de 2006 ganhou notoriedade ao se ajoelhar diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir recursos para o seu município, durante uma visita à Belém do então candidato à Presidência. Em Floresta do Araguaia, há mais quatro candidatos: Alsério da Ametista (PSC), Dr. Carlinhos (PP), Claudinei Barbosa (PT), Otávio Netto Filho, o 'Tavico', do PTB.
No Pará, há registro de dois crimes relacionados às eleições. Um é o assassinato de um candidato a vereador em Uruará, na região oeste do Estado. O outro é o homicídio do candidato a prefeito pelo PMDB, em Rio Maria, Agemiro Gomes da Silva. Na cidade vizinha a Floresta do Araguaia, Agemiro foi executado com um tiro na nuca.

Nenhum comentário: