domingo, 14 de setembro de 2008

Quem vai para o segundo turno?

Essa é a pergunta que, em sã consciência, muitos se fazem depois de avaliados os números da terceira pesquisa Ibope/TV Liberal que O LIBERAL publica em sua edição deste domingo.
Quem disser que passarão a candidata Valéria Pires Franco (DEM) e o prefeito e candidato à reeleição, Duciomar Costa (PTB), tem tudo para acertar.
Quem disser que passarão Valéria e José Priante, ex-deputado federal e candidato do PMDB, também tem tudo para acertar.
Quem disser que passarão Valéria e o professor Mário Cardoso, candidato do PT, igualmente terá ótimas condições de acertar.
E nas três hipóteses acima, quando se menciona o nome da candidata do DEM, é porque a tendência de crescimento de sua candidatura se mantém constante desde a primeira pesquisa, quando a ex-vice-governadora começou com 21%, passou para 22% no segundo levantamento e agora emplacou 25%, ultrapassando Duciomar Costa, que está com 23%.

Empate entre três candidatos
A novidade mesmo – e uma novidade que passou a esconder uma incógnita – está na disputa do segundo, terceiro e quarto lugares – atualmente ocupados, respectivamente, por Duciomar, Priante e Mário Cardoso - numa disputa que tem, além dos quatro anteriores, apenas mais três candidatos.
A novidade é que, se perdura um empate técnico entre os dois primeiros colocados – Valéria e Duciomar -, já que a margem de erro da sondagem do Ibope é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, então há igualmente um empate técnico entre Duciomar e Priante e entre este e Mário Cardoso.
Duciomar, com 23%, oscila de 19% a 27%. Priante, que tem 16%, oscila de 12% a 20%. E Mário Cardoso, que tem 13%, oscila de 9% a 17%. E não se despreze um detalhe: de Valéria Pires Franco para Priante, o terceiro colocado, é possível que a diferença – ainda considerando a margem de erro – esteja reduzida a apenas um ponto percentual, uma vez que a candidata oscila de 21% a 29%, enquanto o candidato petista, como já mencionado está na faixa dos 14% a 20%.
De uma pesquisa para outra, os candidatos do PT e do PMDB tiveram o crescimento mais acentuado. Cada um subiu cinco pontos percentuais. E no caso de Priante, a subida foi mais surpreendente, porque ele, que da primeira para a segunda pesquisa perdera dois pontos percentuais, recuperou-se e avançou cinco da segunda para a terceira sondagem, encostando em Duciomar, cuja candidatura, claramente, mostra que está perdendo fôlego. Não perde muito, mas perde.

Brancos, nulos e discurso
O que explica tudo isso – a subida de dois candidatos e o campo totalmente embolado entre o segundo, terceiro e quarto colocados? É evidente que a explicação mais palpável e objetiva está na progressiva opção que o eleitor vai fazendo, à medida que a campanha eleitoral prossegue. Com isso, caem os índices de votos em branco e nulos.
E assim é que, na primeira pesquisa Ibope/TV Liberal, o índice de brancos/nulos, que era de 11%, passou para 13% na segunda e agora está em apenas 6%. Os eleitores que ainda não sabem em quem vão votar são apenas 8% na terceira pesquisa. Na primeira e segunda, eram 15%.
Mas não é só isso que explica a mudança num quadro eleitoral que, até a semana passada, indicava uma tendência de polarizar a disputa entre Valéria e Duciomar, o que já não ocorre mais.
É preciso considerar que o PT, por exemplo, intensificou a campanha. E intensificou não apenas na mobilização de rua como também no tempero picante do discurso. E o discurso petista tem procurado destacar dois aspectos: o primeiro é o de mostrar que Valéria e Duciomar, que já foram aliados, não conseguiriam dissociar-se mesmo na condição de adversários; o segundo insiste na tese de que a eleição de Mário Cardoso deixaria Belém na condição privilegiada de completar o tripé do PT no Poder – nos âmbitos municipal, estadual e federal -, o que facilitaria sobremaneira a gestão municipal.
Parte do discurso petista, no entanto, não vai encontrar terreno assim tão fértil para medrar. Por três motivos: porque, no caso de Valéria, a candidata tem sido clara – pelo menos demonstrou isso no debate da RBA – que na condição de prefeita tentará estabelecer um entendimento absolutamente normal com a governadora petista Ana Júlia Carepa e, por extensão, com o presidente da República; no caso de Duciomar, nem é preciso tanto discurso, porque o partido dele integra a base aliada no plano federal e, no plano estadual, o prefeito mantém um bom relacionamento com o governo do Estado; e no caso de Priante, o próprio candidato peemedebista difunde a mensagem de que é o candidato preferido do presidente Lula em Belém. Ainda na edição deste domingo, de O LIBERAL, o candidato do PMDB diz isso claramente, com todas as letras. E em sua campanha Priante exibe propagandas móveis nas quais seu rosto aparece ao lado do rosto do presidente Lula.

Priante, o menos rejeitado
Outro aspecto da pesquisa também precisa ser registrado: o salto de seis pontos percentuais – de 31% para 37% - no índice de rejeição do prefeito Duciomar Costa. Além dele, também subiram no índice de rejeição os candidatos Valéria Pires Franco (de 14% para 17%) e Marinor Brito (15% para 17%). Mário Cardoso, que da primeira para a segunda pesquisa teve seu índice de rejeição elevado de 13% para 25%, melhorou um pouco a performance e agora caiu para 23%. Jordy, que aparecia com 20%, caiu para 17%. João Moraes, que aparecia com 21%, melhorou bastante: agora tem 15%. E Priante, que ocupa a posição de menos rejeitado, tem 13%, uma queda de dois pontos percentuais em relação à sondagem anterior.
É nesse item, o da rejeição, que reside o calcanhar-de-aquiles de Duciomar. O prefeito, muito embora com a máquina nas mãos, faz uso dela para mostrar serviço. Mas os eleitores – senão todos, mas uma grande maioria - sabem distinguir as obras que não têm cunho eleitoreiro daquelas que apresentam um viés francamente, flagrantemente de campanha, como botar nas ruas, homens, patróis e caçambas – às dezenas e centenas, se possível – para indicar à população que, “este sim, é um prefeito que trabalha.”
Muitos olham tudo isso e dizem – e os que não dizem, apenas pensam como aquele personagem: “Me engana que eu gosto.”
E quem gosta de ser enganado?

15 comentários:

Anônimo disse...

Paulo, faltou você dizer que a Valéria em nenhuma pesquisa pesquisa variou fora da margem de erro, já que na primeira ela tinha 24%, caiu para 21% e agora está com 25%, não sei aonde você viu crescimento constante.

Poster disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Poster disse...

Anônimo,
Você não sabe onde eu vi?
Eu vi nos números.
Talvez você não tenha visto porque deve ter-se confundido.
Houve quatro pesquisas dos Ibope até agora.
A primeira, contratatada pelo DEM, e divulgada em O LIBERAL. E as outras três - entre as quais a de agora, contratadas pela TV Liberal.
Os resultados são os seguintes - basta você clicar nos links da postagem que poderá verificar:

Na pesquisa contratada pelo DEM:
Duciomar Duciomar Costa (PTB) - 29%
Valéria Pires Franco (DEM) - 24%`

Nas pesquisas contratadas pela TV Liberal, por ordem:
Duciomar Costa (PTB) – 24%
Valéria Pires Franco (DEM) – 21%

Duciomar Costa (PTB) – 24%
Valéria Pires Franco (DEM) – 22%

Valéria Pires Franco (DEM) - 25%
Duciomar Costa (PTB) – 23%

Você viu? A postagem considera, na sua avaliação, as três pesquisas da série contratada pela TV Liberal. E na primeira, a candidata do DEM tinha 21%, depois 22% e agora 25%.
Está aqui o crescimento. Crescimento constante. Crescimento pequeno, dentro da margem de erro, mas constante. Ou não?
Eu o vi nos números.

Anônimo disse...

Ora, pois. Sumanu tu num acha istranio o Priante cair e em menos de uma semana subir estrundozamente . Exato, MENTE os Minoranas e o Casal Milionário que manipulam a Estatística pra detonar o Priante . Nunca na evolução da humanidade se viu alguém sem fazer nada de diferente oscilar da queda a subida . Tudo isso foi e faz parte de um ardiloso golpe daqueles que já acostumados a fraudar contas e a receita planejaram . Como ? Explico . Priante é o único que convergeria votos de Duciomar,Mario e demais num segundo turno, além do que tem baixo índice de rejeição . Pelo que se vê o Liberal deixou a Governadora em paz,muito estranho num período como este. Claro, algum tapa boca , ou melhor tapa notícia deve ter sido acertado com alguém. Estimulando o crescimento fictício do Mário tentam subtrair os votos do Priante na espectativa de tirarem o Duciomar do segundo turno e levarem o Mario . Ledo engano, nem com o Furacão Katerine o Mário decola, literalmente é muito pesado .

Anônimo disse...

Todos, contra a Valéria !
A união faz a força !
A força pra Valéria vencer...

Anônimo disse...

Em nome da lógica e do bom senso político,bem como para propiciar maior potencialidade de melhorar Belém para assumir de fato a posição de Portal da Amazônia,é necessário e imprescindível que o eleitor e a eleitora de Belém escolha para prefeito de Belém o candidato a prefeito umbilicalmente ligado a Lula(governo federal) e a Ana Júlia(governo estadual). E o candidato mais afinado, todos sabem, é Mario Cardoso.
Todos os que empreendem, trabalham e residem em Belém devem ter isso na cabeça na hora de escolher o candidato a prefeito de Belém.

Anônimo disse...

O Ibope está sendo o diferencial negativo desta campanha, claramente manipulando a margem de erro de maneira a favorecer a candidata Valéria, primeira contratante da manjada Instituição. Como pode o Priante cair dois pontos em uma pesquisa e logo em seguida subir cinco? Quais foram os fatores determinantes para a queda e imediata subida? Houve algum fato novo neste intervalo? Penso que não... Vamos lembrar que os eleitores começam a abandonar o barco quando o candidato cai nas pesquisas. É aquele costume tolo que o paraense tem de não perder o voto, votar no que vai ganhar... Imaginem o prejuízo que a candidatura Priante teve com essa queda forçada... Como pode logo em seguida ele subir cinco pontos, já em caracterizado empate técnico com o atual Prefeito? E notem que a pesquisa foi realizada um dia antes do debate da RBA, no qual o Priante deu um show, inclusive com insights brilhantes, como aquele que tanto Duciomar quanto Valéria tem razão quanto falam mal um do outro, além da resposta firme ao teatral “me respeite” da Valéria, com aquele “eu não lhe desrespeitei, mas eu poderia ter dito...” e com isso foi enumerando diversas ocorrências que a candidata do DEM precisa explicar ao povo de Belém, até para legitimar suas pretensões políticas. Este sim é um fato político capaz de gerar alterações significativas em uma pesquisa eleitoral séria. Penso que ainda existe manipulação na pesquisa atual, porém a margem de manipulação se estreita de maneira diretamente proporcional ao encurtamento do tempo que falta para o dia da eleição, no qual, aí sim, teremos a pesquisa verdadeira, aquela que é feita com esmero e sem manuseios, dotada do condão de credibilizar o estabelecimento, dando-lhe os ares de competência necessários à manutenção dos negócios de balcão. Pelo menos a pesquisa atual, forçada pelos poucos dias que faltam para a eleição, ajusta o índice de rejeição do Priante como o menor entre os postulantes ao cargo, e o coloca como vitorioso em caso de segundo turno com o Duciomar, fatores que, a meu entender, assentam a candidatura do PMDB como opção segura, tanto para eleitores indecisos quanto para simpatizantes de outros partidos, desejosos de mudanças e qualificados politicamente para decidir, com Inteligência, pelo “voto útil”.

Anônimo disse...

VOTO ÚTIL, para mim, é aquele que evita candidatos ligados a conhecidos corruptos(vide Sudam etc. Se filho de peixe, peixinho é.Então,o candidato ligado aquele peixe, quer o QUÊ????
Não é isso que a população de Belém merece.

Anônimo disse...

É Paulo, você vê o que quer ver, já que uma candidata que cai de 24% para 21% e volta a 25%, não tem crescimento constante mesmo, você só não levou em consideração na sua avaliação a primeira pesquisa onde Valéria caiu.O unico que tem movimento constante nesta pesquisa é o Dudu que só cai.
Abraços

Poster disse...

Caro Anônimo das 13:23,
Sinto muito não tê-lo convencido de que vi, sim, mas não outra coisa, e sim números.
Vamos concordar, então, que vemos coisas diferentes.
Enfim, paciência.
Mas você é um sábio ao constar o movimento do Duciomar (rsssss).
Abs. e um bom domingo.

Anônimo disse...

A pesquisa virou massa de modelar. Cada um faz o bonequinho que quiser, trouxa é quem entrar nessa de escolher o melhor bonequinho. Um lembrete: a pesquisa foi feita anteriormente ao debate da RBA. O primeiro enfrentamento entre os candidatos. Penso que estes números(já manipulados) não são mais confiáveis. Estamos a 20 dias do pleito e nada está definido ou definível. Se por um lado, falta-nos melhores opções, por outro, há um suspense sobre esse segundo turno, o que de, certa forma, dá um temperinho nesta eleição. Acho que vários candidatos têm chances e não apenas os dois mais aparentes na pesquisa, sonho de consumo de muita gente por aí.
Abs, Paulo.

Poster disse...

Exato, Alcyr.
Vários têm chances. Pelo menos é o que mostra a pesquisa.
Abs.

Laurent Ilustrações disse...

Tem um "esperto" que acha que o Priante (arrogante) pode estar 4 pontos acima e os outros, só outros, podem estar 4 pontos abaixo... legal este esperto, né?!
Sempre é bom lembar que o Priante é PMDB (Pau Mandado Do Barbalho)

Anônimo disse...

É Paulo enfim concordamos em relação ao mesmo ponto na pesquisa.
Parabens pelo Blog que é com certeza o melhor por estas bandas de cá.
Abraços.

Anônimo disse...

Quero ver quando Duciomar e Valéria estiverem efetivados no segundo turno, os "cientistas políticos" arranjarem novas explicações.
Priante é moeda de troca, já sabemos.
Mario Cardoso é bucha-de canhão, como pode uma pessoa ser chutada como ele foi da Seduc e agora, e só agora, a governadora resolver dar um empurrãozinho na campnaha dele? Coisas de petistas autofágicos.
Quero só ver quem eles , os petistas, irão apoiar (mesmo com dedo fechando o nariz, mas não a consciência) no segundo turno.
Os demais são apenas "ideais olímpicos", o importante é competir.