terça-feira, 30 de setembro de 2008

Petróleo e economia elevam aprovação a Lula, diz Ibope

Na FOLHA DE S.PAULO:

O impacto da descoberta de petróleo na camada do pré-sal e o desempenho da economia brasileira fizeram subir a avaliação positiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu governo, revela pesquisa do Ibope realizada para a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgada ontem.
No levantamento, 69% consideraram o governo Lula "ótimo/bom". É a segunda melhor avaliação até hoje no histórico da pesquisa -em setembro de 1986, o governo do ex-presidente José Sarney conquistou 72% de "ótimo/bom", no auge do Plano Cruzado.
A aprovação pessoal de Lula é ainda mais alta, chegando a 80%, o maior patamar desde março de 2003. Em setembro, o Datafolha registrou que 64% da população brasileira consideravam o governo Lula "ótimo ou bom", também um recorde em sua avaliação positiva.
O Ibope fez 2.002 entrevistas em 141 municípios, no período de 19 a 22 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A pesquisa mostrou que os brasileiros ainda não sentiram os reflexos da crise econômica mundial. Vale ressalvar que o sinal mais claro do impacto da crise no Brasil apareceu dia 24 de setembro, quando o Banco Central tornou mais flexíveis duas regras sobre recolhimento compulsório.
De acordo com o levantamento do Ibope, houve melhora na avaliação da atuação do governo em nove áreas, da taxa de juros à política de impostos. No total, 60% disseram aprovar a política de combate ao desemprego, índice mais alto desde março de 2006, segundo a pesquisa divulgada ontem.
A expectativa dos entrevistados sobre os próximos seis meses em relação a temas econômicos mudou em relação ao levantamento de junho. No caso da inflação, 55% disseram achar que ela "vai aumentar" ou "vai aumentar muito" nos próximos seis meses. Em junho, este índice era de 65%.
De acordo com o Ibope, as quatro notícias mais lembradas sobre o governo e o presidente são positivas: o petróleo na camada do pré-sal (9% de menções), a descoberta de nova bacia de petróleo em Santos (8% de menções), as viagens do presidente Lula (7%) e o reajuste do Bolsa Família (6%).

Mais aqui.

Nenhum comentário: