domingo, 28 de setembro de 2008

Trabalho começa bem cedo para muitas crianças da periferia

No AMAZÔNIA:

Flagrado pela reportagem catando lixo doméstico no bairro da Pedreira, o menino G. N. S., de 14 anos, nos conta uma história de luta pela sobrevivência familiar. Segundo o menino, é com o dinheiro conseguido com a reciclagem de materiais plásticos que o pai consegue criar cinco filhos. Sem estar em nenhum programa de assistência social, a família se utiliza de todos os filhos para garantir o sustento.
Ainda de acordo com G. N. S., o trabalho com reciclagem começou aos 11 anos. Desde a perda do emprego do pai, pedreiro de obras, o sustento da casa ficou apenas com a mãe, doméstica. Porém, foi na reciclagem que a família encontrou maior renda. 'Com o dinheiro que a minha mãe ganhava lavando roupas, não dava nem para comer. Aí o meu pai chamou a gente para catar garrafas de plástico nas ruas', afirmou.
'Tenho que ajudar ao meu pai e minha mãe. Lá em casa somos cinco irmãos, todos nós trabalhamos ajudando nossos pais. Meu irmão mais velho, que tem 17 anos, também cata lixo, e meu irmãozinho mais novo, de 7 anos, ajuda a gente a arrumar as garrafas (pet). Se não fosse assim, a gente estaria passando fome', finalizou.

Nenhum comentário: